Chefia de Gabinete

30/04/2014

Prefeitura fiscaliza parquímetros de estacionamento rotativo

Empresa foi notificada com prazo de 72 horas para resolver problemas encontrados

Prefeitura fiscaliza parquímetros de estacionamento rotativo

Crédito: ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comércio, iniciou na terça-feira, dia 29 de abril, uma fiscalização nos 90 parquímetros instalados pela empresa Tecnopark Soluções Ltda. - concessionária do estacionamento rotativo da cidade - nos bairros Campos Elíseos, Comercial, Centro e na Avenida Coronel Mendes, no Manejo. Segundo o secretário da pasta, Reynaldo Raelli, o objetivo é verificar o funcionamento dos equipamentos.

- Temos recebido algumas reclamações de que os equipamentos não estão funcionando. Durante a ação de terça-feira, somente no Campos Elíseos foram encontrados quatro parquímetros com problemas. A empresa foi notificada no mesmo dia e recebeu prazo de 72 horas para providenciar o concerto - explicou o secretário, destacando que na próxima semana a Procuradoria Jurídica, que acompanhou a fiscalização, vai elaborar um relatório com o resultado da ação.

O estacionamento rotativo de Resende foi implantado no final do ano passado, com 746 vagas. O serviço é tarifado por minuto, no valor de R$ 0,03 para veículos, com o pagamento podendo ser feito em moedas ou pelo bottom. Com as moedas, o motorista inserem o valor desejado até atingir o tempo que deseja permanecer e aciona o número da vaga correspondente. Com o bottom, que pode ser adquirido com as monitoras de vagas a R$ 10, ele pode depositar a quantia desejada e resgatar a sobra de crédito ao final, pagando apenas pelo tempo de permanência na vaga.

Reynaldo Raelli destacou que o estacionamento rotativo foi implantado atendendo a solicitações dos comerciantes para democratizar as vagas disponíveis na cidade e garantir a rotatividade das mesmas. Ele explicou que a fiscalização está sendo realizada para garantir o bom funcionamento do sistema.

O secretário informou ainda que a empresa vem tendo dificuldades para contratar mão de obra e está com 15 fiscais nas ruas para controlar todas as vagas divididas nas quatro áreas em que os 90 parquímetros foram instalados, o que dificulta a fiscalização, por parte da concessionária, sobre a utilização das vagas.

Durante a vistoria realizada na última terça-feira, a equipe da Secretaria de Comércio constatou que alguns dos equipamentos não trazem os números dos telefones da empresa Tecnopark para que o usuário possa entrar em contato a fim de esclarecer dúvidas ou solicitar o recibo do pagamento do estacionamento, mas verificou que os funcionários da concessionária já possuem uma máquina para emitir o recibo quando solicitado.

Palavras chaves: FISCALIZAÇÃO