Obras e Serviços Públicos

29/11/2019

PREFEITURA FINALIZA ÚLTIMOS RETOQUES DO ESPAÇO COM BRINQUEDOS ADAPTADOS NO PARQUE TOBOGÃ

Elevado cimentado ganhou pintura de desenhos com acabamento de resina para maior durabilidade do piso

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, finalizou os serviços de acabamento do espaço destinado aos brinquedos adaptados no Parque Tobogã, situado no bairro Vila Julieta (Alvorada), nesta quarta-feira, dia 27. A implantação dos brinquedos, que oferecem acessibilidade às crianças com deficiências, ocorreu recentemente. O elevado cimentado, onde os brinquedos de uso exclusivo para pessoas com deficiência foram instalados, ganhou pintura de desenhos e brincadeiras lúdicas com acabamento de resina para maior durabilidade do piso. Os brinquedos, que ainda vão receber placas informativas sobre suas características e funções, já estão liberados para utilização.

O Parque Tobogã foi a primeira área de lazer a ser contemplada com o kit inclusivo, composto por gangorra, skate, balanço e tirolesa. O segundo destino já programado é o Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco. Com a iniciativa da atual gestão, o município ganha posição pioneira na instalação do kit inclusivo.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembrou que a compra dos equipamentos inclusivos é direcionada ao lazer das crianças que apresentam deficiências, além de contribuir para a socialização nos parques públicos da cidade.

— O desenvolvimento integral das crianças com deficiências é uma das prioridades da atual gestão. O Parque Tobogã, que já abriga o Programa Gente Eficiente, foi escolhido para ser o primeiro lugar a receber os brinquedos adaptados. Os aparelhos são seguros e possuem recursos fundamentais para o crescimento saudável e diversão das crianças que precisam de uma atenção toda especial. A socialização para as pessoas com deficiências é outro fator importante, que deve estar inserido no contexto dos espaços públicos, com opções para a interação de todos os seus frequentadores. Os brinquedos adaptados foram instalados ao lado do parquinho já existente, questão que favorece a socialização. Vale acrescentar que o ‘Gente Eficiente’, que disponibiliza várias oficinas e atividades ao público com deficiência, já foi beneficiado com instrumentos e uniformes personalizados para a criação de fanfarra, além de um ônibus adaptado com capacidade para 27 usuários, recentemente. O grande objetivo do projeto pioneiro na região é garantir qualidade de vida e desenvolvimento integral às pessoas com deficiências – explicou.

CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DOS BRINQUEDOS

Cada equipamento adquirido possui características que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com deficiências e garantem bem-estar social. A gangorra inclusiva, que é dotada de estrutura para cadeira de rodas, visa desenvolver o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação motora, além de estimular a imaginação, bem como o sistema nervoso. O skate inclusivo tem estrutura para marcha, que possibilita ao usuário ficar em pé com suporte do colete suspenso denominado skaterapia. A atividade permite que a criança experimente a sensação de liberdade.

Já o balanço jardim cadeirante possui adaptação para cadeira de rodas. Este balanço apresenta recursos que desenvolvem o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação. O brinquedo também proporciona criatividade, estimulando o sistema nervoso central, além de segurança nos movimentos. Por sua vez, a tirolesa despertar foi fabricada para a prática de marcha, exercícios e dança. O aparelho possibilita ao usuário ficar em pé com apoio de colete suspenso para curtir a sensação de liberdade.

Para a instalação do kit, a equipe de obras da Prefeitura realizou uma vistoria e escolheu o melhor lugar do Parque Tobogã para abrigar o complexo infantil adaptado. No espaço em questão, o gramado foi retirado e o terreno nivelado para a fase de concretagem. A etapa seguinte do processo foi a montagem dos brinquedos removíveis.

Palavras chaves: Brinquedos Adaptados; Acessibilidade; Tobogã