05/08/2019
PREFEITURA FAZ CAMPANHA EM COMBATE À HANSENÍASE
Na segunda-feira, dia 5, é celebrado o Dia Estadual de Combate a Hanseníase
Crédito: Arquivo PMR
Durante todo o mês de agosto, o município de Resende irá promover uma campanha com a finalidade de orientar e avaliar pessoas com manchas no corpo. As ações foram programadas em função do Dia Estadual de Combate à Hanseníase, celebrado em 5 de agosto. Todos os postos de saúde do município estarão envolvidos e qualquer pessoa pode participar, mas o alerta vale principalmente para aquelas que já tiveram algum caso da doença na família.
Haverá salas de espera com palestras de enfermeiros e agentes de saúde que estão sendo capacitados desde junho para atender melhor a população nesta campanha. Com o apoio dos profissionais dos Postos de Saúde, os exames serão feitos para detectar a doença precocemente.
- Nos meses de junho e julho foram realizadas capacitações sobre Hanseníase pelo SAI (Serviço de Atenção Integral em Pneumologia e Dermatologia Sanitária), em parceria com o NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde). Inicialmente, foram capacitados enfermeiros e agentes comunitários de saúde - explicou a Coordenadora do SAI Aliny dos Passos Reis.
Aliny afirmou ainda que nos próximos meses serão capacitados técnicos de enfermagem , dentistas, médicos e fisioterapeutas . De acordo com a coordenadora, o objetivo é preparar os profissionais para identificar pessoas com suspeita de ter a doença e direcionar para o atendimento adequado dentro da rede municipal de saúde.
"Essas capacitações têm como finalidade enriquecer os conhecimentos dos profissionais e permitir que desenvolvam capacidades em suspeitar e encaminhar para tratamento as pessoas com Hanseníase . É de extrema importância que a Hanseníase seja identificada e tratada precocemente,pois o diagnóstico tardio pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares".
Hanseníase no Brasil
O Brasil é atualmente o segundo país no mundo em incidência de Hanseníase, superado apenas pela Índia. O país registra mais de 30.000 novos casos da doença todos os anos, 12,9 casos a cada 100 mil habitantes. Porém, é importante ressaltar que a hanseníase é um problema histórico e grave em todo o país.
Palavras chaves: Hanseníase; Saúde