17/12/2012

PREFEITURA FAZ CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Panfletagem, contendo informações e cuidados a respeito do combate à doença, acontece na região do Grande Manejo.

PREFEITURA FAZ CAMPANHA CONTRA A  DENGUE

Crédito: Marcio Fabian

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira, dia 18, mais uma ação de conscientização dos moradores sobre a Dengue. A panfletagem, contendo informações e cuidados a respeito do combate à doença, acontece entre 8 e 10 horas, no cruzamento entre a Avenida Coronel Mendes e Avenida General Affonseca, na região do Grande Manejo.

- Seguimos com nosso trabalho de orientação aos moradores, principalmente neste período de chuvas. Na última sexta-feira, dia 14, realizamos esta atividade na região do bairro Campos Elíseos, e programamos as próximas ações para outros pontos - comenta a diretora de Educação em Saúde, Cristina Rosadas.

A campanha faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde em manter baixo o índice de infestação de dengue no município, que de acordo com o último balanço apresentado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, é de apenas 0,3 pontos, considerado de baixo risco de infestação. O próximo levantamento acontece na segunda semana de janeiro. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Rafael Resende de Carvalho, o trabalho de inspeção aos imóveis do município, feito por vigilantes sanitários, também segue sendo realizado visando a manutenção destes números.

De acordo com os dados, cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências e, por isso, o coordenador do CCZ reitera o pedido de colaboração dos moradores. "Sem o empenho da comunidade, o trabalho da Prefeitura não consegue evitar o registro de casos da doença em Resende, onde é grande o índice de reincidências em que são encontradas lavras do mosquito transmissor. Durante as visitas, os vigilantes sanitários controlam os focos do Aedes Aegypti e orientam os moradores e proprietários sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas".

Palavras chaves: DENGUE