25/08/2010

Veículos passarão a circular com o telefone do Linha Viva

Prefeitura fará vistoria nos táxis

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Na próxima segunda-feira (30 de agosto), a Prefeitura inicia a vistoria anual dos táxis, ação que pretende atingir toda a frota em circulação pela cidade, composta por 104 veiculos. A vistoria, que será realizada até o dia 02 de setembro, acontecerá no Parque de Exposições, em dois horários: de 8 horas ao meio-dia e de 14 às 16 horas, conforme informou o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Roque Cerqueira.

A novidade em 2010 é que, pela primeira vez, além do selo de vistoriado, a Prefeitura irá emitir a cada veículo liberado um adesivo informativo sobre o Linha Viva, serviço implantado ano passado pela administração municipal, através do qual o cidadão pode apresentar sugestões, fazer reclamações e elogiar ações da Prefeitura. O telefone do Linha Viva é 0800-889-0808.

De acordo com o superintendente, a medida está sendo tomada com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Além disso, graças ao adesivo do Linha Viva, a população poderá identificar melhor os táxis que passaram pela vistoria e a localização dos seus respectivos pontos.

Atualmente, os táxis licenciados na cidade ficam em 13 pontos fixos, divididos em vários locais, como próximo Resende Shopping, na Praça Oliveira Botelho, em frente ao Colégio estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos), na esquina da Rua do Rosário com a Avenida General Affonseca (nas proximidades do antigo Bar Odeon) e na “Rodoviária Velha”.

O superintendente ressaltou que a vistoria será realizada com base no que determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e a legislação municipal. Ao todo, 22 itens serão avaliados, entre eles, o estado de conservação dos pneus, da lataria, do piso e do cano de descarga, além da validade do extintor de incêndio, do funcionamento das portas, janelas, lanternas e dos espelhos retrovisores.

A qualidade dos serviços prestados pelo sistema de transporte em Resende tem sido buscada pela atual administração municipal. Recentemente, no Parque de Exposições, foram realizadas as vistorias nos veículos autorizados pela Prefeitura para o transporte escolar, e nos ônibus da empresa Transportes Urbanos São Miguel, concessionária do sistema de transporte coletivo.

Palavras chaves: TRANSPORTE