09/09/2010

Prefeitura fará trabalho paisagístico em frente ao Paço Municipal

Com autorização da AMAR, árvore existente no local foi cortada porque oferecia riscos ao prédio

Prefeitura fará trabalho paisagístico em frente ao Paço Municipal

Crédito: Wagner Alves - ACOM /PMR

Após a recuperação da fachada do prédio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda – que começou a ser feita recentemente e será concluída nos próximos dias – a instituição realizará em frente ao prédio um trabalho paisagístico. Para isso, o presidente da Casa da Cultura, André Whately (foto), solicitará a realização de um estudo técnico junto à AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) visando definir o plantio mais adequado para o local. A árvore que existia há muitos anos na entrada da Casa da Cultura, da espécie Fícus Benjanina, foi cortada esta semana pela AMAR, depois que os técnicos da agência constataram que ela oferecia riscos à estrutura do prédio histórico. André Whately explicou que a medida teve o respaldo das autoridades ambientais do Município “e visou evitar riscos de incidentes para o prédio, as pessoas e demais imóveis situados nas imediações do local”. Há cerca de três meses, a árvore tinha passado por um processo de poda porque estava ameaçando cair sob o sistema de iluminação pública que atende os imóveis das proximidades. Com o início das obras de recuperação da fachada da Casa da Cultura, constatou-se que ela poderia também danificar a estrutura do prédio, daí a autorização da AMAR pelo corte definitivo. Tombado pelo patrimônio histórico do Município e do Estado do Rio de Janeiro, o prédio da Casa da Cultura começou a ser construído na primeira metade do século XIX, tendo servido ao longo dos anos como sede da Câmara Municipal, do Tribunal do Júri, da cadeia pública e da Prefeitura. Atualmente, abriga, entre outras repartições da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o Arquivo Histórico do município, o Museu da Imagem e do Som e o Patrimônio Histórico. Segundo o presidente da Casa da Cultura, a revitalização total do prédio está entre as prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM) para os próximos meses. Os trabalhos tiveram início com a recuperação da fachada, mas de acordo ainda com André, a Prefeitura já está buscando recursos externos visando realizar a reforma completa do imóvel, que é considerado um marco na história da cidade de Resende.
Palavras chaves: SERVIÇO