17/02/2009

Prefeitura fará mais uma campanha educativa no trânsito

Atividades acontecem nesta quinta-feira, no calçadão

Prefeitura fará mais uma campanha educativa no trânsito

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura de Resende promove nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, de 10 às 14 horas, no calçadão de Campos Elíseos, a campanha educativa “Samba no pé na direção certa”.  A campanha – que será realizada através do Departamento de Transporte e Mobilidade e da Divisão de Educação para o Trânsito do Município – vai ter como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito às regras de trânsito.

Os trabalhos de orientação contarão ainda com as participações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida; da Guarda Municipal; da Defesa Civil do Município; da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do 23º Grupamento de Bombeiros Militares e da empresa Reggio Veiculos.

Segundo o diretor do Departamento de Transporte e Mobilidade, Roque Cerqueira,  motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que circularem pelo centro comercial da cidade receberão folhetos educativos sobre a importância do respeito às leis de trânsito e de não se consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. A Prefeitura vai distribuir também kits contendo preservativos e sacos de lixo.

– O nosso foco será o de conscientizar a população a brincar o carnaval com responsabilidade. Vamos orientar também os motoristas e os pedestres a respeito dos riscos de se misturar álcool com direção. Será um trabalho de prevenção justamente numa época onde o consumo de bebida costuma ser muito grande. Em parceria com a Secretaria de Saúde, estaremos ainda reforçando os cuidados a serem tomados visando evitar as doenças sexualmente transmissíveis – explicou Cerqueira.

Na atividade desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará com um estande onde fará demonstrações do uso do bafômetro, equipamento destinado a medir o teor de consumo de bebida alcoólica. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, fará uma simulação de primeiros socorros no caso de acidentes de trânsito.

OUTRA CAMPANHA – As campanhas educativas contra a ocorrência de acidentes nas vias públicas de Resende têm sido uma das ações da Prefeitura no começo da administração do prefeito José Rechuan (DEM). Na sexta-feira da semana passada, dia 13, ocorreu o encerramento da campanha realizada nas proximidades de alguns colégios da área urbana, durante a qual foram distribuídos materiais informativos – a Prefeitura orientou ainda motoristas e pedestres sobre os cuidados a serem tomados.

A realização da campanha em frente ao Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) contou com a participação do prefeito José Rechuan (foto) e do diretor Roque Cerqueira. Rechuan destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes enquanto cidadãos.

Palavras chaves: SEGURANÇA NAS RUAS