02/02/2011
Prefeitura exige de empresa a melhoria do serviço
Reclamações à Ouvidoria reforçaram cobrança feita pela administração municipal
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Em atendimento a uma determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos encaminha ainda nesta semana à Locanty Comércio e Serviços um ofício cobrando a melhoria nos serviços de limpeza urbana da cidade.
A exigência do prefeito ocorreu a partir de um levantamento da Ouvidoria Geral do Município, que aponta o crescimento do número de reclamações registradas pelo órgão quanto aos trabalhos de capina, roçada, corte do mato alto e recolhimento do lixo domiciliar na área urbana do Município.
Desde dezembro do ano passado, a empresa já foi notificada duas vezes pela Prefeitura para que tomasse providências no sentido de garantir a qualidade dos serviços de limpeza das ruas, avenidas e praças de Resende.
Mesmo com o período da chuva, época no qual o mato costuma crescer de forma mais rápida, a administração municipal entende que “os esforços devem ser redobrados para assegurar a conservação das vias públicas do Município”.
- A Prefeitura está cumprindo seu papel de exigir a eficiência dos serviços prestados aos moradores de Resende. O nosso compromisso é com a limpeza das vias públicas, motivo pelo qual estamos exigindo da empresa contratada que os trabalhos no setor sejam realizados a contento do cidadão. Diante das queixas que chegaram à Ouvidoria do Município, a nossa administração vai cobrar o pronto atendimento às reivindicações dos moradores. Não estamos indiferentes a este problema – disse o prefeito, acrescentando que a administração municipal “tem como uma das suas atribuições cuidar bem dos logradouros públicos”.
Em janeiro deste ano, segundo o ouvidor geral da Prefeitura, Antônio Leão, o órgão registrou 53 reclamações relacionadas a mato alto, capina e roçada.
O número é superior às reclamações feitas no mesmo mês do ano passado: 44 registros. Com relação aos problemas apontados no serviço de recolhimento de lixo domiciliar, a diferença de reclamações entre um período e o outro é três vezes maior. No primeiro mês deste ano, a Ouvidoria recebeu 26 reclamações contra oito registradas em janeiro de 2010.
O setor tem como atribuição básica receber reclamações, elogios e sugestões da população sobre os serviços prestados pela Prefeitura, que podem ser feitos gratuitamente, através do número 0800 889 0808 (telefone fixo, móvel ou orelhão).
- A Ouvidoria Geral do Município é um instrumento importante por meio do qual a Prefeitura consegue avaliar a opinião dos moradores quanto aos serviços prestados pela administração municipal. A insatisfação com relação ao trabalho de limpeza urbana, demonstrada pelos números da Ouvidoria, fortalecem ainda mais a certeza de que é necessário um esforço ainda maior para manter nossas vias públicas livres de lixo e entulho. Por isso, estamos encaminhando essa solicitação à empresa que foi contratada para prestar estes serviços – concluiu Rechuan.
Palavras chaves: LIMPEZA URBANA