19/05/2009

Prefeitura estimula entrega de armas à Polícia Federal

Chamado é feito à população em encontro na FIRJAN

Prefeitura estimula entrega de armas à Polícia Federal

Crédito: Wagner Alves

A reunião mensal do GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública) – segmento do Plano Municipal de Ordem Pública que debate com a comunidade propostas visando garantir a segurança da população – foi marcada pela entrega de duas armas à Polícia Federal. A reunião ocorreu semana passada, na sede da delegacia regional da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no Jardim Jalisco.

Encaminhadas por dois cidadãos, os quais pediram que os seus nomes não fossem revelados durante o encontro, as armas foram entregues ao delegado da PF de Volta Redonda Jorge Kuraiem através do diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos (Ed Murph). O delegado recebeu dois revólveres, um deles calibre 357 Magnum e o outro sem marca aparente, calibre 38, com quatro munições intactas.

- A iniciativa destes dois cidadãos nos estimulou a incentivar os moradores de Resende que tenham armas em casa e entregá-las à Polícia Federal. Consideramos este procedimento uma medida importante dentro das ações preventivas contra a violência. A partir desta semana, os cidadãos interessados devem procurar a Diretoria de Ordem Pública para receber todas as informações necessárias sobre os passos que devem ser trilhados neste sentido – afirma José Antônio, acrescentando que o Diretoria de Ordem Pública do Município funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas.

Já o  delegado da Polícia Federal Jorge Kuraiem destacou a iniciativa da Prefeitura como “uma espécie de continuidade da campanha de desarmamento realizada há alguns anos em todo o País pelo Governo Federal”. Segundo ele, apenas a Polícia Federal tem permissão legal para apreender as armas encaminhadas pelos cidadãos, motivo pelo qual foi fechado um acordo entre o delegado e o diretor de Ordem Pública do Município que prevê a vinda periódica de agentes da PF de Volta Redonda à cidade com o objetivo de recolher as armas entregues na Prefeitura.

- É importante que os cidadãos entendam que o Governo quer mesmo é que essas armas saiam das casas das pessoas e sejam destruídas, dando seguimento à Campanha do Desarmamento, realizada em 2006. Com a entrega, a pessoa tem a opção de se identificar ou não. Se quiser informar seu nome, o número da carteira de identidade e o comprovante de residência, ela recebe R$ 100,00 por cada arma entregue. Caso não queira se identificar, ela faz a entrega da arma, ficando quite com o seu papel enquanto cidadão – afirmou o delegado.

Na foto, da esquerda para a direita, ó coordenador de Defesa Civil da Prefeitura, Marco Passos; o comandante da Guarda Municipal, Luiz Alberto Vallim; o diretor de Ordem Pública do Município, José Antônio (Ed Murph) e o delegado Jorge Kuraiem, da PF de Volta Redonda.

Palavras chaves: SEGURANÇA