Desenvolvimento Rural

10/01/2013

Prefeitura está de prontidão para ações nas estradas rurais devido às chuvas

Equipe é formada por cerca de 30 funcionários, que contam com ajuda de oito máquinas

Prefeitura está de prontidão para ações nas estradas rurais devido às chuvas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, vem dando continuidade ao programa de conservação e manutenção permanente das estradas rurais do Município. Em decorrência das chuvas neste período do ano, os trabalhos estão sendo reforçados e equipes têm ficado em esquema de prontidão para atender aos chamados dos moradores.

- Trabalhamos o ano todo na conservação das estradas, e neste período intensificamos nossa ação. Fazemos uma alerta aos motoristas, para que tenham atenção redobrada, pois é comum a ocorrência de deslizamentos e queda de barreiras - destaca o secretário Miguel Dias.

Ainda de acordo com Dias, durante o período de estiagem a Prefeitura realiza, de forma permanente, o trabalho de conservação e manutenção das estradas rurais, para garantir as condições necessárias ao escoamento da produção agropecuária e deslocamento dos moradores para área urbana. "Com a chegada das chuvas de verão, a prioridade é atender as situações de emergência, daí o esquema de prontidão montado pela administração municipal, que pode ser acionado pelo telefone 3360-7502 ou através da Defesa Civil pelo telefone 199", declarou o secretário.

Ao todo, cerca de 30 funcionários atuam nas estradas rurais, com o auxílio de oito máquinas - entre motoniveladoras, carregadeiras, retro-escavadeiras e caminhões. Eles permanecem mobilizados para o trabalho imediato nos trechos onde apresentam problemas mais críticos, para assegurar a circulação de veículos, principalmente para garantir o escoamento da produção agropecuária, que representa uma das principais atividades da economia de Resende.

Miguel Dias ressalta que o trabalho de conservação e manutenção permanentes das estradas rurais realizado pela administração do prefeito José Rechuan (PP) tem ajudado a diminuir os transtornos que, normalmente, afetam as vias vicinais durante o período de chuvas de verão.

- Para se ter uma idéia da importância da Zona Rural, basta lembrar que cerca de 89% do território de Resende são formados por comunidades localizadas nesta região do Município, e apenas 11% estão na área urbana. É preciso destacar ainda que a conservação das estradas rurais representa apenas uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura, com o objetivo de garantir não apenas o escoamento da produção agrícola e leiteira, mas também assegurar melhores condições de vida ao homem do campo - finaliza Miguel Dias.

Palavras chaves: ESTRADAS RURAIS