Desenvolvimento Urbano

17/10/2012

Prefeitura envia para Câmara de Vereadores projeto do novo Plano Diretor

Redação final traça novas diretrizes para o crescimento da cidade

Prefeitura envia para Câmara de Vereadores projeto do novo Plano Diretor

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Executivo encaminhou esta semana à Câmara de Vereadores o projeto de lei do novo Plano Diretor do Município. O documento, assinado pelo prefeito José Rechuan passará agora pela análise e votação em plenário pelos vereadores. A proposta de revisão do Plano Diretor foi desenvolvida por meio de uma parceria da administração municipal com o Núcleo de Assistência Técnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio (NAT - PUC/RIO).

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Alfredo de Oliveira, o projeto traça um novo direcionamento territorial para o crescimento sustentável da cidade. Entre as propostas que constam no documento está o estímulo à ocupação do vetor Leste da cidade. Apresenta também soluções para o sistema viário como a construção da nova entrada da cidade na altura do bairro São Caetano e do Anel Viário do Contorno, além de propor um sistema de ciclovia ocupando todo o perímetro urbano da cidade. O plano também delimita as áreas de preservação ambiental e de zoneamento ecológico-econômico.

- Acredito que conseguimos atingir o nosso objetivo de projetar a cidade para os próximos trinta anos. Este trabalho que entregamos à Câmara é de suma importância porque aponta os novos eixos de mobilidade e de incentivo à ocupação dos vazios urbanos. Estamos garantindo a sustentabilidade e a qualidade de vida da população - avalia o secretário.

Para chegar à redação final do projeto enviado à Câmara, foram promovidas onze reuniões ao longo de quase três anos de trabalho. O projeto que foi referendado pelo Instituto Marechal José Pessoa, formado por representantes do Conselho Municipal das Cidades, da Câmara Municipal e da sociedade civil, passou também por uma audiência pública antes de ser concluído e recebeu sugestões da população, por meio da internet.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO