Assistência Social e Direitos Humanos

21/06/2012

Prefeitura entrega à população reforma do CRAS do bairro Jardim Esperança

Mais de mil famílias são atendidas na unidade, onde têm acesso a programas sociais

Prefeitura entrega à população reforma do CRAS do bairro Jardim Esperança

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Na última terça-feira, dia 20, o prefeito José Rechuan e a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline, entregaram à população as obras de reforma do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim Esperança, na região da Fazenda da Barra.

O CRAS foi todo reformado com recursos próprios da Prefeitura, na ordem de R$ 79 mil, e recebeu a colocação de um novo piso nas dependências internas, ampliação da cozinha e melhorias no sistema hidráulico dos banheiros. A altura do telhado também foi aumentada para melhorar as condições de ventilação. A reforma garantiu ainda condições de acesso aos cidadãos portadores de necessidades especiais.

Segundo o prefeito José Rechuan Junior, "quando assumiu o governo, o bairro Jardim Esperança estava abandonado, não havia creche, quadra esportiva, asfaltamento, havia somente o CRAS, em condições físicas precárias, que acolhia a comunidade".

- Hoje, a região das Barras é a que mais cresce no município, e já construímos aqui no Jardim Esperança, uma creche e uma quadra coberta. Hoje o asfalto chega até a casa dos moradores, há uma passarela que oferece segurança para as pessoas que precisam atravessar a Via Dutra, e agora estamos entregando este CRAS todo reformado oferecendo conforto aos moradores e melhores condições de trabalho para a equipe da Assistência Social. Justiça social só se faz quando o dinheiro é colocado nas benfeitorias certas para suprir a necessidade do cidadão no momento em que ele precisa por isso humanizamos o CRAS. Esta é mais uma obra de grande alcance social - disse Rechuan, lembrando que o posto de saúde que atende a comunidade também foi reformado.

Segundo a secretária de Assistência Social Marly Ceccoline, a unidade deve oferecer conforto, mas tem também que ser funcional.

-O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, é a unidade que acolhe e integra a família. A equipe do CRAS Jardim Esperança tem realizado um excelente trabalho no acolhimento das famílias da comunidade, e tenho certeza de que agora com a reforma do espaço os funcionários do local continuarão realizando o trabalho com carinho e eficiência, mas com mais conforto - disse a secretária.

O CRAS do Jardim Esperança é responsável pelo atendimento às famílias residentes nos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Jardim do Sol, Parque Embaixador, Campo Belo, Loteamento Morada da Barra e Parque Minas Gerais. Atualmente, o CRAS do bairro Jardim Esperança possui 1.319 famílias cadastradas. O centro localiza-se na rua Frei Tito, sem número.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastro de famílias de baixa renda nos programas sociais mantidos pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal e pela própria administração municipal. Alguns dos programas ligados ao CRAS são os seguintes: grupo de Convivência de Mulheres; Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens); brinquedoteca; grupos de balé; coral; dança de rua e oficinas de artesanato.

Além do Jardim Esperança, o município conta com unidades do CRAS nos bairros Lavapés, Toyota e Itapuca.

Também estavam presentes na cerimônia de inauguração, o deputado federal Deley (PSC), os secretários municipais Rubens Almada (Obras), Daniel Britto (Saúde), Jaime Mattos (Governo), além da presidente do Confiar, Maria Virginia de Melo da Rocha, o Comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances, e o vereador Tivo (PP).

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL