19/06/2012

Foram beneficiadas bibliotecas do Centro, de Engenheiro Passos e da Serrinha

Prefeitura entrega mais de mil livros para bibliotecas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participou na última segunda-feira, dia 18, da cerimônia de entrega de 1.098 novos livros, que estão sendo incorporados aos acervos das três bibliotecas mantidas atualmente pelo Município. O evento aconteceu na sede da Biblioteca Municipal Dr. Jandyr César Sampaio, no Centro, e contou também com a presença do presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, André Whately, convidados e de alunos da rede pública.

A aquisição é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e o PADEC (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural) dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo foram investidos cerca de R$ 40 mil.

Além da Biblioteca Municipal Dr. Jandyr César Sampaio, receberão os novos livros a Biblioteca Zulmira de Melo Bastos (Engenheiro Passos) e a Biblioteca Comunitária Edgar Kuhlman (Serrinha do Alambari). Na relação estão publicações infantis, literaturas nacional e internacional, livros técnicos (específicos para determinadas profissões), enciclopédias, romances, história, geografia, entre outras.

No seu discurso, Rechuan ressaltou que a renovação dos acervos faz parte do projeto de revitalização das bibliotecas, que teve início com melhorias nos espaços físicos e aquisição de novos equipamentos. As mudanças permitiram organizar os acervos e ampliar os serviços oferecidos à comunidade.

- Além de valorizar a cultura, outro objetivo foi transformar as unidades em espaços para atividades socioeducativas. Hoje as bibliotecas são espaços de muitas manifestações culturais, como as oficinas de xadrez que acontecem nas instalações da unidade do Centro - disse.

Em breve, 2.730 novos livros serão inseridos aos acervos das bibliotecas. Os exemplares estão sendo adquiridos com recursos federais, via Fundação Biblioteca Nacional. Nesta aquisição serão investidos mais de R$ 25 mil.

Palavras chaves: CULTURA