01/08/2012

Prefeitura entrega Centro de Atendimento ao Diabético

Atendimento será realizado por equipe multiprofissional

Prefeitura entrega Centro de Atendimento ao Diabético

Crédito: Márcio Fabian - ACOM

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta semana à população o Centro Integrado de Atendimento ao Diabético, localizada na rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco, onde funcionava a Casa da Mulher. O serviço atuava no Posto de Saúde do Manejo e agora ganhou novas instalações e a ampliação no número de profissionais disponíveis.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, a nova sede do programa vai melhorar o atendimento oferecido a esses pacientes e reforçar o acompanhamento preventivo, para evitar as complicações decorrentes da doença.

- Os diabéticos terão mais conforto no atendimento, em um local com acessibilidade, numa área central do município. No Manejo, o programa dividia espaço com as especialidades. Além disso, os pacientes terão um acompanhamento com profissionais especializados. Dessa forma, demos qualidade no atendimento - destacou.

O Centro atende os casos mais graves de Diabetes tipo 1, principalmente pacientes de difícil controle, que se encontram com a doença descompensada. O restante dos casos continua sendo atendido nas unidades básicas de saúde.

A equipe multiprofissional conta com dois médicos endocrinologistas, cirurgião vascular, cardiologista, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga. O serviço vai oferecer consultas médicas e com nutricionista, avaliar as feridas e encaminhar os pacientes ao oftalmologista para realização do exame de fundo de olho.

Os medicamentos essenciais também estão disponíveis gratuitamente na rede, como as insulinas e seringas. Brito informou que em 2008 a Prefeitura distribuía cerca de 300 insulinas. Em 2012, esse número chegou a três mil, resultado de uma busca da Secretaria de Saúde a diabéticos que estavam sem assistência. Além da insulina, o governo municipal comprou 500 aparelhos para medir o nível de glicose, agulhas específicas e lancetas para se furar o dedo.

Para abrigar o Programa de Diabetes, o governo municipal reformou o prédio e realizou obras de acessibilidade para idosos e deficientes físicos, troca das instalações elétricas e hidráulicas e pintura. A reforma teve início em março deste ano e representou um investimento de cerca de R$ 33 mil.

Palavras chaves: SAÚDE