17/01/2013
Prefeitura elabora projeto para arborização de bairros
Região das Barras deve ser a primeira a ser beneficiada com a arborização
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), iniciou, este mês, as atividades do convênio firmado entre o município e a empresa Servatis, para o reflorestamento das margens do Rio Pirapitinga. A intenção do órgão é que o projeto seja estendido aos bairros situados nas delimitações da empresa.
De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, o convênio foi assinado no ano passado, mas contemplava somente as margens do manancial. Durante uma reunião com diretores da empresa, no último dia 3, o órgão solicitou que fosse incluída a arborização de áreas públicas dos bairros Fazenda da Barra I, II e III.
- Nosso objetivo é fortalecer as ações de plantio de árvores nativas, através de parcerias e iniciativas que contemplem não somente a Região das Barras, mas outros bairros do município. Com isso, estaremos proporcionando qualidade de vida à população - ressalta, lembrando que a quantidade de mudas a serem utilizadas, bem como suas respectivas espécies, ainda não foram definidas.
Na proposta, a Servatis será responsável pelo custeio das mudas. A AMAR cuidará da parte técnica, como elaboração de projetos, preparação de solos e adequações das espécies nas áreas públicas. A previsão é que o plantio tenha início em setembro.
Wilson Moura adianta que o projeto de arborização dos bairros está ligado ao fortalecimento do horto municipal, que também será contemplado com várias ações a partir deste ano.
- Vamos buscar parcerias para aumentar a produção de mudas e a variação das mesmas. Na Região das Barras, por exemplo, realizaremos um estudo para verificar quais espécies vão se adequar ao solo - conclui.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE