11/07/2011

Prefeitura e Ministério do Trabalho assinam parceria para capacitação profissional em Resende

Iniciativa pretende preparar 600 jovens em busca de uma vaga no mercado de trabalho

Após o evento na montadora MAN Latin America, no Polo Industrial de Resende, ocorrido hoje pela manhã, dia 11, o prefeito José Rechuan (DEM) recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo da Beira-Rio, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Durante o encontro, os dois assinaram o Termo de Compromisso para a realização de ações voltadas à qualificação profissional e social de 600 jovens da cidade, dentro do âmbito do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), na modalidade PROJOVEM Trabalhador – Juventude Cidadã. De acordo com o ministro Carlos Lupi, o PROJOVEM Trabalhador vai atender jovens entre 18 e 29 anos, e pagará uma bolsa mensal de R$ 100,00 durante os seis meses de duração. Ele destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego como “mais uma iniciativa de grande alcance social”. Segundo Lupi, a administração do prefeito José Rechuan vai definir agora quais cursos de qualificação irão acontecer, junto também com o reforço escolar. A ideia é que até o final do curso, pelo menos 30 por cento dos jovens terminem já com a colocação no mercado de trabalho acertada, “incluindo a carteira assinada”. Rechuan ressaltou que a Prefeitura já vem trabalhando na qualificação os jovens, através de uma parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por intermédio de cursos profissionalizantes gratuitos. - Nosso Município está crescendo, e as oportunidades de trabalho estão em ascensão. Para atender a demanda profissional, buscamos qualificar nossos jovens, realizando alguns cursos gratuitos - comentou Rechuan. Para o prefeito, esta parceria firmada com o Governo Federal, e também outras ações desenvolvidas conjuntamente entre o Município e a União, vêm de encontro às propostas implementadas desde o inicio de sua gestão no sentido de oferecer perspectivas de um futuro melhor às crianças, adolescentes e jovens de Resende. - Fico muito grato com a assinatura deste termo de compromisso, através do Ministério do Trabalho e Emprego, que irá beneficiar 600 jovens em nosso Município - disse José Rechuan. O vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT), que também participou a cerimônia, destacou que Resende está crescendo muito, e a formalização da parceria ocorrida hoje com a visita do ministro Carlos Lupi “é importante para preparar os jovens em busca de um lugar no mercado de trabalho”. O evento no gabinete do prefeito contou também com as presenças do deputado estadual e líder do PDT na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Martins; do presidente estadual do PROCON, José Bonifácio Novelino; da vice-prefeita de Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva (PDT); do presidente da Câmara Municipal, vereador Kiko Besouchet (PP), acompanhado pelos vereadores Timica (PMDB), Mirim (DEM) e Tivo (PTdoB); dos secretários municipais Soraia Balieiro (Educação), Marly Ceccoline (Assistência Social), Rubens Almada (Obras) e José Antônio de Carvalho (Governo); e do superintende de Relações Comunitárias da Prefeitura, Ubiratan de Oliveira – Birinha. INCLUSÃO - O encontro na MAN Latin América, do qual o ministro Carlos Lupi e o prefeito José Rechuan (DEM) participaram na manhã desta segunda-feira, 11, marcou o lançamento do Programa Novos Horizontes. Realizado pela montadora de veículos, o programa irá investir na capacitação de profissionais portadores de deficiência. Durante a mesma cerimônia, ocorreu a formatura da décima turma do programa Formare, projeto que investe na capacitação de jovens de baixa renda para serem contratados pela empresa. A solenidade na MAN Latin América contou com as presenças do presidente da montadora, Roberto Cortês; do comandante da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), general Júlio César Arruda; dos secretários municipais Rafael Fonseca (Administração), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social); Soraia Balieiro (Educação) e do presidente do sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Renato Soares.
Palavras chaves: EMPREGO