13/09/2010

Prefeitura e Conselhos de Turismo aprovam capacitação de guias turísticos

Iniciativa deverá ser realizada em parceria com o Ministério do Turismo

Prefeitura e Conselhos de Turismo aprovam capacitação de guias turísticos

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A implantação de ações voltadas à formação profissional dos guias turísticos da região foi uma das propostas debatidas durante um encontro realizado este mês entre o secretário municipal de Turismo e Comércio, Reynaldo Raeli; o presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo das Agulhas Negras), Ralph Salgueiro; e o diretor de Políticas Públicas do Conselho Regional de Turismo das Agulhas Negras, Eliel Queiroz. O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura. Segundo a proposta aprovada na reunião, os guias deverão receber treinamento especializado para o trabalho de orientação aos turistas em unidades de conservação, montanhas e na prestação de informações a respeito da fauna local. Na foto, a Pedra Selada, uma das regiões que fazem parte do ecoturismo em Resende. De acordo com o secretário Reynaldo Raeli, através do fortalecimento das ações de valorização dos guias turísticos, os agentes participariam de pelo menos 420 horas de curso, sendo capacitados também nas áreas de primeiros socorros, orientação e normas de segurança. A Prefeitura, o Conselho Municipal e o Conselho Regional do Turismo, vão manter agora contatos com o Ministério do Turismo no sentido de definir as ações destinadas à capacitação dos guias. Para Raely, “a concretização da proposta trará benefícios não só para esta categoria de profissionais, como também mais segurança aos turistas, que terão como seus guias, profissionais cadastrados e treinados”. Ele ressaltou ainda a importância da iniciativa no sentido de incrementar ainda mais o turismo como atividade econômica. - Essa é uma das propostas da administração do prefeito José Rechuan. Resende tem um enorme potencial para o ecoturismo, que deve ser mesmo explorado. Até porque, já no próximo ano, a cidade irá receber o Campeonato Mundial de Pára-Quedismo e vai ser sede das competições de tiro das Olimpíadas Militares, sem contar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, cuja realização no Rio de Janeiro, certamente vai atrair um grande número de turistas para a nossa região – declarou o secretário de turismo. Outra proposta destacada pelo secretário municipal de Turismo e Comércio no encontro foi o Projeto Trilha das Agulhas Negras, que terá como finalidade regularizar alguns espaços abertos no interior das matas, de acordo com um manual próprio de abertura e manutenção das trilhas. Entre os benefícios provenientes desta iniciativa, Raely destacou a melhoria das condições para o trabalho de vigilância ambiental realizado pelo Grupamento Florestal da Guarda Municipal e de combate aos incêndios florestais.
Palavras chaves: ENCONTRO