11/02/2009

Prefeitura e comerciantes debatem propostas para o setor

Revitalização do calçadão é uma das ações planejadas

Prefeitura e comerciantes debatem propostas para o setor

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação, iniciou esta semana uma série de encontros com os comerciantes da cidade visando realizar um trabalho conjunto pelo incremento do setor. Durante a reunião, ocorrida no Centro Administrativo da Beira-Rio, foram apresentados aos representantes deste segmento algumas propostas da Prefeitura, entre elas a alteração de algumas vias para melhorar o fluxo de veículos no centro comercial da cidade e a revitalização do calçadão da Avenida Albino de Almeida.

O prefeito José Rechuan (DEM) salientou que a reunião ocorrida esta semana fez parte do plano da nova administração de Resende “com o objetivo de governar o município, ouvindo os segmentos organizados da sociedade”. Ele destacou a importância do setor comercial para a economia da cidade, “motivo pelo qual a Prefeitura pretende ouvir as reivindicações do segmento na definição das suas ações para o setor”.

- A nossa proposta é realizar um governo participativo. No caso dos comerciantes, o encontro desta semana demonstra que estamos determinados mesmo a tornar realidade este objetivo. O comércio representa um segmento de vital importância para a geração de empregos e a arrecadação de recursos destinados à execução de obras e serviços pelo bem-estar dos moradores de Resende. Por isso, o incremento do setor está entre as prioridades do Poder Público – disse Rechuan.

No encontro com os comerciantes, Rechuan foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação, Reinaldo Raely, já que ele participa desde ontem em Brasília do Encontro Nacional de Prefeitos com o presidente Lula. O secretário adiantou aos comerciantes que entre as ações propostas para a revitalização do calçadão estão a melhoria das fachadas e dos letreiros dos estabelecimentos comerciais, além da instalação de cabos subterrâneos para os sistemas de fiação elétrica e de telefonia.

De acordo com Raely, as ações previstas para o setor comercial serão feitas sempre em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Planejamento, a UGEM (Unidade de Gerenciamento de Energia do Município) e a diretoria de Turismo, que é subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação.

- A Prefeitura deseja ouvir as demandas dos comerciantes para conhecer os pontos nos quais poderá agir de imediato. A idéia da reunião é estabelecer uma aliança estratégica entre Poder Público e o comercio para o aquecimento do setor – ratificou o secretário, acrescentando que os comerciantes vão elaborar um documento com os principais pleitos da categoria e encaminhá-lo depois ao Município.

A criação do Conselho do Comércio como um segmento para reforçar o encaminhamento dos pleitos apresentados pelos comerciantes e a elaboração de um calendário de eventos foram outras propostas debatidas durante o encontro.

De acordo com a diretora de Turismo do Município, Andréia kuhnen, o departamento pretende incluir neste calendário a realização de feiras e seminários relacionados especificamente ao setor comercial, “atraindo dessa maneira turistas e aumentando as vendas no Município”. Andréia também participou do encontro desta semana na Prefeitura com os comerciantes
Palavras chaves: ECONOMIA