Fazenda

03/07/2012

Prefeitura e Caixa Econômica lançam programa para microcrédito

Foi assinado também convênio para construção de 616 casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida

Prefeitura e Caixa Econômica lançam programa para microcrédito

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende e a Caixa Econômica Federal assinaram na tarde desta terça-feira, dia 3 de julho, dois convênios: do Programa de Atendimento ao Microcrédito (PAM) e para construção de cerca de 600 imóveis pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Estavam presentes à solenidade o Prefeito José Rechuan, o secretário de Fazenda, Renato Viegas, o Superintendente da Caixa, Maurício Borges, e o empresário Samuel Franco, da construtora Franco Lewyn, responsável pelas obras dos imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida.

- O local de se investir hoje é em Resende e o que faltava às pessoas era o crédito. Com o crédito e uma cidade bacana para investir, só precisa trabalhar - afirmou Rechuan.

O PAM disponibilizará financiamentos de até R$ 15 mil para empreendedores individuais, com taxa de juros de 0.64 por cento ao mês e até 24 meses para pagar. Quem contratar, por exemplo, R$ 3 mil em financiamento pagará 12 parcelas mensais de R$ 250,52. O crédito pode ser utilizado para a aquisição de equipamentos, matéria-prima, capital de giro e melhora da infraestrutura do negócio. As vantagens, além dos juros baixos, são a facilidade e agilidade com o que o financiamento é liberado.

- Se a documentação do empreendedor estiver toda em dia, o financiamento é liberado em um prazo de até cinco dias. E para ter acesso ao financiamento, os interessados não precisam ter conta na Caixa - explicou Renato Viegas, salientando que o atendimento no PAN será feito por funcionários da Prefeitura, que também ficarão responsáveis por realizar visitas periódicas aos empreendedores que contemplados com o financiamento, a fim de verificar se o dinheiro foi empregado em seu negócio.

Para solicitar o empréstimo, o interessado deve apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. O avalista deve apresentar a mesma documentação e ainda comprovante de renda. O atendimento já começa a ser feito a partir desta quarta-feira, dia 04, e será realizado sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Já pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, serão construídas, por meio da Caixa Econômica Federal, 616 casas no bairro Parque Minas Gerais para famílias com renda até R$ 1.600. As famílias já inscritas na Prefeitura para concorrer às unidades estão passando por avaliação social.

Palavras chaves: ECONOMIA