Governo

11/02/2016

Prefeitura e AMAN farão mobilização contra a dengue no Grande Paraíso

Ação prevê panfletagem nos bairros e uma semana de combate ao mosquito

Prefeitura e AMAN farão mobilização contra a dengue no Grande Paraíso

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 13, a Prefeitura e a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) realizam uma operação de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na região do Grande Paraíso, a partir das 8h. O objetivo é conscientizar a população, com distribuição de panfletos e identificação de pontos críticos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Rafael de Carvalho, a região foi escolhida por ser a que tem o maior números de notificações de dengue neste ano.

Paralelamente, os cadetes também realizam panfletagem no Calçadão de Campos Elíseos, com a participação da Banda da AMAN, e na Avenida Coronel Mendes, no Manejo.

Já durante a semana, de 15 a 18 de fevereiro, os soldados, acompanhados dos agentes do CCZ retornam ao Grande Paraíso para fazer a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue naqueles pontos críticos identificados durante a campanha de conscientização, entrando nas casas a fim de localizar possíveis criadouros do vetor e alertando a população.

Na semana passada, militares participaram de reunião na Secretaria Municipal de Saúde e explicaram que a AMAN deflagrou em Resende esta semana a “Operação Guardião”, que tem como finalidade a inspeção e eliminação dos focos do mosquito dentro da área da academia e o apoio à Prefeitura nas ações de combate ao vetor. A Ação é uma determinação do Ministério da Defesa e a mobilização está ocorrendo em todos os setores das Forças Armadas no Brasil.

Segundo eles, a mobilização compreende quatro etapas, das quais a primeira já está ocorrendo dentro da AMAN, onde estão sendo eliminados todos os prováveis focos do mosquito e a colocação de larvicida cedido pela Prefeitura.

A segunda etapa será uma grande mobilização nacional, que ocorre neste sábado, dia 13, quando dezenas de militares participarão de uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde na região do Grande Paraíso, enquanto que a terceira etapa acontece entre 15 e 18 de fevereiro.

A última etapa ainda será definida, mas ela será uma ação conjunta com a Secretaria de Educação e consistirá em palestras sobre prevenção ministrada em unidades de ensino do município. A parceria com a AMAN não é novidade em Resende. Desde o início do ano passado, o Exército participa dos mutirões de combate à dengue no município. Atualmente, cinco militares atuam diariamente auxiliando os agentes do CCZ em ações nos bairros da cidade.

Palavras chaves: COMBATE AO MOSQUITO