06/07/2011

Prefeitura dobra o número de trabalhadores para a limpeza das ruas

Novas empresas já estão atuando em vários bairros da cidade

Prefeitura dobra o número de trabalhadores para a limpeza das ruas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O serviço de varrição, limpeza, capina e roçada do Município passou a ser feito por sete empresas, vencedoras da licitação realizada recentemente pela Prefeitura para o setor, depois que terminou o contrato com a Locanty Comércio e Serviços, até então única firma encarregada do trabalho.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Marcial Correa, explicou que, com a nova licitação, a Prefeitura optou por contratar mais de uma empresa, dividindo a cidade em regiões visando garantir a eficiência dos serviços. O valor total do novo contrato para as ações de limpeza urbana gira em torno de R$ 8 milhões.

As empresas contratadas foram a Construtora e Transporte Campos Elíseos, a MGF Construtora e Serviços, a Conser 2000 Construtora e Serviços, a JE Locações e Serviços, a Mult Limp Locações e Equipamentos, a AARC Prestações de Serviços, além da Locanty, que venceu a concorrência destinada a uma das regiões.

No dia 29 de junho as empresas iniciaram o serviço de varrição nos principais pontos da cidade, como Campos Elíseos, Centro e Praça Oliveira Botelho. Já no dia 01º de julho, tiveram início os trabalhos de capina e roçada.

Cada uma das empresas contratadas ficou responsável por uma região, na qual estão incluídos vários bairros. Dentro destas regiões, elas cumprem o cronograma estipulado pela Prefeitura.

Segundo este cronograma, cada bairro deve receber varrição pelo menos duas vezes por semana e os serviços de limpeza são realizados num intervalo de 30 a 60 dias.

Outra boa notícia é que, com a contratação de mais de uma empresa para o serviço, a Prefeitura também está dobrando o número de funcionários atuando na limpeza da cidade. Enquanto a Locanty dispunha de cerca de 110 funcionários, as sete empresas, juntas, terão pelo menos 220 trabalhadores, melhorando com isso as condições dos serviços prestados à população. A Locanty deslocou parte dos funcionários que já trabalham na limpeza da cidade para a região onde atenderá, mas outra grande parte foi absorvida nas demais empresas. Segundo Marcial Correa, algumas delas ainda estão contratando trabalhadores.

- Vínhamos recebendo muitas reclamações dos serviços prestados. A Locanty tinha dificuldades de contratação de mão de obra e com o término do contrato, decidimos dividir a cidade em regiões. O bom é que todas as empresas vencedoras, com exceção da Locanty, são de Resende. Acreditamos que dentro de um prazo de três meses a varrição e limpeza estarão totalmente normalizadas e a população terá um resultado satisfatório - avaliou Marcial, destacando que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos dispõe de quatro fiscais, que circularão por toda a cidade verificando o cumprimento do cronograma por cada empresa.

Atualmente, as equipes de limpeza já passaram pelos bairros Alegria Velha (foto), Vila Araújo e Jardim Esperança. No começo desta semana, os trabalhos estavam sendo realizados na Cidade Alegria, Alegria Velha, Jardim Jalisco, Engenheiro Passos, Campos Elíseos, Isaac Polit e Jardim Doeste.

Nos próximos dias, quando os serviços nestes bairros estiverem concluídos, vão receber os serviços de capina, roçada, pintura e limpeza de meio-fio as seguintes comunidades: Alegria II, Centro Histórico, São Sebastião, Jardim do Sol e Morada da Montanha.

- Temos a convicção de que os serviços irão melhorar muito neste setor e conseguiremos oferecer um serviço de qualidade para a população, que também pode colaborar não jogando lixo nas ruas e terrenos baldios - explicou o secretário de Serviços Públicos.

Palavras chaves: SERVIÇOS PÚBLICOS