16/05/2011

Na segunda edição do projeto foram registrados 1.146 atendimentos

Prefeitura dobra número de atendimentos nos postos de saúde

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

De acordo com o balanço parcial divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 16, pela Prefeitura, o número de atendimentos na segunda edição do Programa Sábado Saudável, que ocorreu neste sábado (14 de maio), mais do dobrou com relação aos números registrados na primeira edição.

Na segunda edição, foram registrados 1.146 atendimentos contra cerca de 500 no sábado anterior (07 de maio).

Segundo os primeiros dados anunciados hoje, 299 pessoas receberam a vacina contra a gripe; 347 mulheres realizaram exames de prevenção contra o câncer do colo do útero; e cerca de 500 foram beneficiados com atendimentos sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Deste total, 250 pessoas foram cadastradas para os cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Iniciado este mês pela Prefeitura, através de uma ação integrada entre três secretarias municipais (Saúde, Educação e Assistência Social), o Programa Sábado Saudável vem possibilitando a abertura de 23 postos de saúde nos quatro sábados de maio, entre 8 e 16 horas, com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços públicos da população e ampliar o atendimentos na área de saúde pública, principalmente para as pessoas que não têm condições de procurar as unidades médicas durante a semana.

As duas próximas edições do programa acontecem nos dias 21 e 28 de maio.

Acompanhado da primeira-dama Ana Paula Rechuan; e dos secretários municipais Daniel Brito (Saúde) e Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social), o prefeito acompanhou pela segunda vez seguida o andamento das ações do Sábado Saudável.

Ele visitou os postos da Cidade Alegria, do Manejo e da Vila Vicentina, onde reafirmou seu entendimento de que “a abertura dos postos aos sábados têm se mostrado uma ação de grande alcance social”.

- Fazendo, por exemplo, uma análise do número de exames preventivos contra o câncer do colo do útero nas duas primeiras edições do Programa Resende Saudável, a Prefeitura conseguiu atender quase 600 mulheres. É possível imaginar que, se os postos não estivessem oferecendo este serviço aos sábados, várias delas teriam dificuldades para fazer o exame nos dias úteis. Com relação aos cursos profissionalizantes do SENAC, quantos jovens passaram a ter a oportunidade de saber que existem iniciativas neste sentido? Mais importante do que isso: os jovens estão podendo fazer suas inscrições – declarou o prefeito.

Outro destaque da segunda edição do Sábado Saudável foi o número significativo de cidadãos interessados nos cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados pelo SENAC, em parceria com a Prefeitura.

Os 250 cadastros feitos neste sábado começaram a ser inseridos na internet e serão avaliados pelo órgão. Entre os cursos disponíveis estão os de Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Costureiro e Técnico em Enfermagem.

Só nos postos de saúde da Cidade Alegria, Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela) e Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, a Prefeitura conseguiu realizar, respectivamente, 52, 30 e 29 exames de prevenção contra o câncer de colo uterino. Das 299 pessoas vacinadas contra a gripe, cem delas foram imunizadas no Posto Resende, enquanto na unidade médica do Manejo o número de vacinas aplicadas visando à prevenção desta doença chegou a 60. No posto da Cidade Alegria, 57 pessoas receberam a dose.

Em todas as unidades médicas, também foram oferecidos pela Prefeitura outros serviços da área da saúde, como aferição da pressão arterial, aplicação de injeções, exercícios de massoterapia e curativos, entre outros trabalhos. Na foto, pacientes são atendidos pelo Programa Sábado Saudável no Posto de Saúde do Manejo.

Palavras chaves: PROGRAMA SÁBADO SAUDÁVEL