19/02/2009

Prefeitura divulga esquema de serviços para o carnaval

Setores essenciais vão funcionar durante a festa

Prefeitura divulga esquema de serviços para o carnaval

A Prefeitura divulgou, no começo da tarde de hoje, o esquema especial de serviços para o período de carnaval. Os setores essenciais vão funcionar durante a realização da festa, cuja programação começa na noite desta sexta-feira, dia 20, com o desfile do bloco mirim formado por estudantes da rede municipal de ensino, e vai até a madrugada da quarta-feira de cinzas, 25. Setor por setor, saiba como a administração municipal se preparou para atender o cidadão durante o carnaval.

SAÚDE – O Hospital Municipal de Emergência e a Unidade Hospitalar da Cidade Alegria vão funcionar 24 horas por dia em regime de prontidão. Os contatos com o Hospital de Emergência podem ser feitos pelo telefone 2108-8301.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida vai manter uma ambulância de prontidão visando atender possíveis casos de emergência. A ambulância do Corpo de Bombeiros também estará de prontidão no período do carnaval. A Secretaria de Saúde fará ainda uma campanha educativa e de prevenção de doenças, através da distribuição de materiais informativos e preservativos masculinos.

DEFESA CIVIL- O coordenador da Defesa Civil do Município, Lindomar Miranda, informou que o órgão estará de prontidão durante o carnaval com o objetivo de atender possíveis emergências provenientes das chuvas fortes que costumam ocorrer com maior intensidade nesta época do ano. As áreas de risco da cidade serão monitoradas 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar através do número 199.

Nesta sexta-feira, dia 20, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros farão uma inspeção nas estruturas de palco e nas arquibancadas montadas nos locais do Município onde haverá eventos carnavalescos. O objetivo do trabalho é garantir a segurança dos foliões.

ESTRADAS RURAIS: Uma equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança vai estar de sobreaviso nos cinco dias da programação de carnaval. Esse esquema de prontidão faz parte do sistema de alerta adotado nas estradas rurais devido ao período das chuvas fortes. A equipe de trabalhadores terá o apoio de três caminhões, uma máquina retro-escavadeira, uma máquina pá carregadeira e uma máquina moto-niveladora.

SEGURANÇA: O esquema montado para garantir a tranqüilidade do cidadão durante o carnaval contará com a participação de agentes das seguintes instituições: Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O serviço de vigilância terá ainda o apoio de seguranças contratados.

TRÂNSITO: O tráfego de veículos estará interditado na Avenida Gustavo Jardim, em frente ao Terminal Rodoviário do Centro, no período entre a noite desta sexta-feira e a madrugada da quarta-feira de cinzas, sempre a partir de 18 horas. Com isso, o trânsito será feito pela Rua Pintor Nunes de Paula, a rua do antigo SAAE. Já os ônibus urbanos farão paradas durante os períodos de interdição na Rua Paul Harris, onde se localiza a agência do INSS.

RECOLHIMENTO DE LIXO: O serviço de coleta domiciliar será feito durante o carnaval pela Locanty, empresa contratada para a realização do recolhimento. A empresa mantém uma linha telefônica com o objetivo de atender a população – os contatos devem ser feitos pelo número 3360-8501.

REPARTIÇÕES MUNICIPAIS: Com exceção dos serviços essenciais – que vão trabalhar no carnaval – as demais repartições da Prefeitura funcionam normalmente até às 17 horas desta sexta-feira, dia 20, retomando o expediente às 13 horas da quarta-feira de cinzas, dia 25. O prefeito José Rechuan (DEM) decretou ponto facultativo na segunda-feira, dia 23.

Palavras chaves: PRONTIDÃO