25/03/2014

Investimentos de R$ 7 milhões vão permitir criação de 100 novos leitos

Prefeitura deve triplicar capacidade do Hospital de Emergência

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Hospital de Emergência deve ter sua capacidade triplicada. Na última semana, a Prefeitura cadastrou projetos para liberação de emendas parlamentares que somam R$ 7 milhões de recursos para a obra, que vai permitir a criação de 100 novos leitos e novas enfermarias.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, o investimento tem como objetivo principal reduzir o déficit de leitos de Resende e melhorar o atendimento aos pacientes. O Hospital de Emergência hoje tem 53 leitos, incluindo CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

- Hoje, temos uma taxa de ocupação média de 90%, o que é muito alto, e diminui a qualidade do serviço e aumenta riscos de infecção. Com os novos leitos, vamos ter enfermarias especializadas, como cirúrgica, ortopédica, de neurocirurgia, entre outras - explicou Brito.

O Hospital de Emergência deve receber R$ 7 milhões para as obras. Desse valor, R$ 3 milhões são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Washington Reis (PMDB-RJ), R$ 3 milhões de emenda do deputado federal Fernando Jordão (PMDB-RJ) e R$ 1 milhão de emenda inserida no Orçamento da União pelo deputado federal Romário (PSB/RJ). Os projetos serão agora analisados por técnicos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura incluiu também o Hospital como porta de entrada de urgência e emergência do Médio Paraíba. Esse plano do Ministério da Saúde prevê investimento inicial de R$ 2,4 milhões, que devem ser usados na melhoria do acolhimento ao paciente, mais o custeio mensal de R$ 200 mil.

- A ampliação dos leitos e a reforma da unidade são para atender a necessidade da região, pois o Hospital de Emergência é o polo de atendimento de urgência e emergência também dos municípios de Porto Real, Quatis e Itatiaia - destacou o secretário de Saúde, acrescentando que o recurso inicial do programa será utilizado para reforma do setor de repouso, entre outras melhorias.

Palavras chaves: SAÚDE