24/03/2009

Prefeitura determina antecipação de obras no sistema de água

Medida tem como objetivo garantir qualidade do serviço ao cidadão

Prefeitura determina antecipação de obras no sistema de água

Crédito: Wagner Alves

Por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a empresa Águas das Agulhas Negras, que é a concessionária do serviço de água e esgoto do Município, antecipou a realização de uma série de obras no sistema que estava prevista para começar apenas no próximo ano. O objetivo desta medida determinada pelo prefeito é evitar problemas no abastecimento, os quais vinham afetando moradores de diversos bairros da cidade, entre eles Novo Surubi, Surubi Velho, Lavapés e Loteamento Mirante das Agulhas, na região da Grande Alegria.

Na manhã desta terça-feira, dia 24, o presidente da SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende), Alcides De Carli, vistoriou as obras de melhorias que, inicialmente, aconteceriam somente em 2010 (foto). A vistoria foi acompanhada pelos dirigentes da Águas das Agulhas Negras Carlos Werner (superintendente) e Anderson Rocha (gerente operacional).

O primeiro bairro visitado foi o Loteamento Mirante das Agulhas. Neste local, a empresa está instalando uma nova tubulação, cuja extensão é de aproximadamente 1.600 metros – a obra será concluída nos próximos 15 dias.

No Mirante das Agulhas, houve falta de água durante o período do carnaval devido ao rompimento de uma adutora. Os representantes da concessionária na vistoria disseram ainda que já se movimentam no sentido de melhorar as condições do lago situado na parte central do bairro. Uma das medidas concretas já adotadas dentro deste objetivo foi o bombeamento, através de uma elevatória, do esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto da região da Alegria Velha.

Outro bairro diretamente afetado por problemas no abastecimento de água este ano foi o bairro Surubi Velho e localidades vizinhas. Segundo moradores, “o problema agora está solucionado”.

- Viemos aqui para ver de perto a situação, que estava atormentando a vida de muitas famílias, principalmente em razão do forte calor nesta época do ano. Ressaltamos que o compromisso da Prefeitura é com a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, motivo pelo qual vamos continuar cobrando e fiscalizando o pleno funcionamento do sistema de água e esgoto em Resende – disse Alcides De Carli, acrescentando que, além de antecipar as obras, caberá à concessionária do sistema de água e de esgoto recuperar ruas e calçadas nas proximidades dos pontos onde as melhorias forem realizadas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, e o presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende) participaram da primeira etapa da vistoria ocorrida hoje sob a coordenação da SANEAR.

Palavras chaves: SANEAMENTO BÁSICO