05/06/2012

Prefeitura destaca avanços durante Dia Mundial do Meio Ambiente

Entre as ações citadas, tratamento de lixo hospitalar de Resende é referência

Prefeitura destaca avanços durante Dia Mundial do Meio Ambiente

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta terça-feira, dia 05 de maio, no Parque das Águas, reunindo alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram de Oficinas Socioambientais que difundirão o reaproveitamento de materiais. O evento contou com a presença do prefeito José Rechuan (PP), acompanhado do presidente da Agência do Meio Ambiente (AMAR), Paulo José Fontanezzi. Durante seu discurso o prefeito destacou as ações realizadas pela Prefeitura em prol do meio ambiente.

- Temos muito o que comemorar neste dia tão importante. Muito tem sido feito, avançamos muito na questão ambiental, mas temos que trabalhar cada vez mais, pois o Meio Ambiente é fundamental para diversas áreas, inclusive a Saúde - disse o prefeito.

Dentre as ações destacadas pelo prefeito, está o Aterro Sanitário Regional de Bulhões, que agora é controlado, oferecendo mais proteção ao Meio Ambiente. Ele ressaltou ainda o trabalho feito pela Prefeitura na questão do lixo hospitalar, que é referência.

- Se não houver uma destinação adequada, esse lixo representa um grande perigo à saúde. Antes o lixo hospitalar era enterrado, agora contamos com uma solução, que é um contêiner onde o material é depositado, até seguir para incineração - conta Rechuan.

O Prefeito adiantou também que o governo municipal estuda a criação de uma Usina de Lixo, que funcionará no Aterro Sanitário, e que deve marcar uma audiência pública, na região do Surubi, para discutir o projeto com os moradores.

Ainda destacando ações ligadas ao Meio Ambiente e à Saúde, o prefeito ressalta o tratamento de esgoto, que no Município já atende cerca de 60% dos bairros, e o tratamento de água. Segundo o prefeito, outro projeto importante é o de Coleta Seletiva, que também vem despertando o interesse estadual.

- Além disso, podemos destacar outras conquistas como a Estrada-Parque, exemplo de desenvolvimento sustentável, e também a preservação das nascentes e dos parques públicos e ainda o plantio de mais de 12 mil mudas, contribuindo com a arborização de Resende - diz o prefeito Rechuan.

O evento no Parque das Águas contou ainda com uma exposição de quadros "Rio Paraíba do Sul: Desafio para Vida", parceria da AMAR com o Museu de Arte Moderna (MAM), e uma apresentação musical da cantora Malu Rocha.

A programação da Semana do Meio Ambiente será encerrada com o seminário "Políticas Públicas de Gestão Ambiental em Âmbito Municipal", que acontecerá nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). O evento, voltado para graduados e pós-graduados atuantes no setor ambiental, contará com as presenças de representantes da AMAR, Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), entre outros órgãos do setor.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE