08/07/2011

Prefeitura destaca atuação do deputado Glauber Braga para obras no Rio Sesmarias

Inclusão Digital: outro setor atendido por emendas do parlamentar em Brasília

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) destacou hoje a participação do deputado federal Glauber Braga (PSB) na liberação de recursos da União para a realização de obras de prevenção contra inundações do Rio Sesmarias (foto).

O rio – que nasce na serra de Formoso, no município paulista de São José do Barreiro – corta diversos bairros da área central de Resende, entre eles Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Loteamento Barbosa Lima, Jardim Jalisco, Chácara do Tácito e Centro, desembocando no Rio Paraíba do Sul, próximo à agência do INSS.

O volume de verbas aprovadas para a recuperação do manancial, a partir da atuação parlamentar do deputado em Brasília, é de aproximadamente R$ 5, 5 milhões.

Além de recursos para o Rio Sesmarias, a Prefeitura conseguiu em Brasília, por meio também de emendas apresentadas pelo deputado Glauber, mais de R$ 500 mil destinados ao desenvolvimento digital da cidade.

- Reconheço publicamente o apoio importante do deputado federal Glauber Braga ao trabalho da Prefeitura com o objetivo de conseguir verbas em Brasília para a ampliação do volume de obras e serviços realizado pela nossa administração a favor de Resende. Com relação aos recursos relacionados à recuperação do Rio Sesmarias, estaremos tornando realidade uma conquista fundamental visando diminuir os riscos de inundações do manancial, que transbordou duas vezes em 2010 devido às trombas d`água ocorridas em São José do Barreiro – disse o prefeito.

A primeira parcela da verba destinada ao Sesmarias – no valor aproximado de R$ 2 milhões – já foi depositada na conta da administração municipal, e as obras vão começar nas próximas semanas.

A programação da Prefeitura prevê, na primeira etapa dos serviços neste rio, ações de desassoreamento e construção de muros de contenção em vários pontos, como o trecho do Jardim Brasília II que passa pela Associação Pestalozzi de Resende; a Rua Coronel Rocha Santos, nas proximidades da ponte que dá acesso à Universidade Estácio de Sá; a Rua Coronel Rocha Santos (Jardim Brasília) e na rua do Barbosa Lima situada às margens do rio.

Segundo Rechuan, o deputado Glauber é o autor também de uma emenda no valor de R$ 411.425,56, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, para que seja implantada em Resende toda a infraestrutura necessária ao projeto de Cidade Digital em Resende.

Estes recursos deverão ser aplicados na compra de equipamentos que forneçam internet em banda larga a população.

Outra emenda de Glauber inserida no orçamento da União – no valor de R$ 100 mil – será destinada à implantação de uma unidade do CATIS (Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social) na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi).

Este serviço tem como proposta difundir a informática como ferramenta de trabalho para capacitação dos alunos da rede municipal de ensino.

Palavras chaves: APOIO RECONHECIDO