Assistência Social e Direitos Humanos

09/03/2012

Prefeitura destaca ações pela população infantil em Resende

“A nossa administração teve a preocupação de olhar para o futuro”

Prefeitura destaca ações pela população infantil em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Durante a inauguração do Hospital da Criança (foto), ocorrida nesta sexta-feira, dia 09, o prefeito José Rechuan (PP) destacou que uma das prioridades da atual administração do Município desde janeiro de 2009 tem sido a realização de ações sociais voltadas para a garantia dos direitos básicos da infância e adolescência da cidade. Construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital da Criança se localiza ao lado do Hospital de Emergência da cidade.

- A nossa administração teve a preocupação de olhar para o futuro da cidade, garantindo a qualidade no atendimento às crianças, com ações principalmente nas áreas da saúde e educação - enfatizou Rechuan.

Ele citou algumas obras e serviços lançados pela atual gestão visando ampliar as iniciativas voltadas à inclusão social das crianças e adolescentes do Município. Entre as obras e serviços lembrados pelo prefeito com este objetivo estão a reforma de escolas; a realização de exames oftalmológicos para os alunos da rede pública; a inauguração da Fábrica de Óculos, que garante a distribuição gratuita dos óculos aos alunos das escolas municipais; o trabalho desenvolvido pelo Programa de Saúde Bucal nas creches e escolas do município, através do Programa Cárie Zero, além da reforma das unidades básicas de saúde.

Já o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, destacou que a inauguração do Hospital da Criança aconteceu no momento em que Resende vem registrando queda no número de internações hospitalares de crianças. Os dados sobre o assunto serão divulgados em breve. Mas mesmo assim, frisou o secretário, a Prefeitura entende a importância de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento na área de emergência.

- Conseguimos reduzir esse índice devido ao trabalho que vem sendo realizado na atenção básica, na prevenção de doenças, e no aumento no número de crianças vacinadas. Dessa forma, evitamos os agravos de saúde que resultam na internação das crianças -explicou o secretário.

Para o presidente da Fundação Hospitalar de Resende, entidade mantenedora do Hospital da Criança e do Hospital de Emergência, João Marcos Mattos, "a separação do atendimento pediátrico e dos adultos é um projeto antigo, que agora se tornou uma realidade graças ao comprometimento da Prefeitura com a eficiência na rede pública de saúde".

Construído em uma área anexa ao Hospital de Emergência, o Hospital da Criança vai oferecer atendimento médico especializado 24 horas por dia, proporcionando mais conforto e privacidade às crianças. A obra representou um investimento de mais de R$ 500mil.

A unidade conta com 24 leitos, separados em seis alas, posto de enfermagem, sala de manipulação de medicamentos e brinquedoteca. Todas as salas têm decoração temática direcionada ao público infanto-juvenil.

Além do prefeito, do secretário municipal de saúde e do presidente da Fundação Hospitalar, participaram da inauguração do Hospital da Criança na manhã de hoje os secretários municipais José Antônio de Carvalho Pinto (Governo), Ton Kneip (Arquitetura eUrbanismo), Fernando Henrique Soares (Administração), Renato Viegas (Fazenda), Marcial Correia (Serviços Públicos), Miguel Dias (Agricultura e Pecuária) e Soraia Balieiro (Educação); o controlador geral do Município, Ludemar Pereira; os presidentes André Whately (Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda), Luis Cláudio Siqueira (SANEAR - Agência de Saneamento do Município de Resende) e Maria Virgínia Mello Soares da Rocha (Fundação CONFIAR - Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende); os superintendentes municipais Roque Cerqueira (Transporte e Trânsito); Wagner Camilo (Eventos e Integração) e Ubiratan de Oliveira - Birinha (Relações Comunitárias).

Compareceram também à cerimônia os vereadores Tivo (PP), vice-presidente da Câmara de Vereadores, Timica (PMDB), Luiz Fernando Pedra (PDT) e Pedro Paulo Florenzano (PP); a primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; o padre Luiz Rômulo Saloto (Paróquia de Nossa Senhora de Fátima) e o pastor evangélico Rodrigo Boussa.

Palavras chaves: HOSPITAL DA CRIANÇA