03/09/2010

Prefeitura decreta luto oficial pela morte do radialista Arízio Maciel

Um dos fundadores da Rádio Agulhas Negras, comunicador tinha 85 anos

Prefeitura decreta luto oficial pela morte do radialista Arízio Maciel

O prefeito José Rechuan (DEM) decretou hoje luto oficial de três dias no Município pela morte do jornalista e radialista José Arízio Maciel, que tinha 85 anos e faleceu na tarde desta quinta-feira, dia 02 de setembro. Mineiro da cidade de Martinho Campos, o “doutor Arízio”, como era conhecido, foi um dos fundadores da Rádio Agulhas Negras, que neste mês está completando 60 anos de existência.

Durante a cerimônia de abertura do X Festival de Teatro de Resende, ocorrida ontem à noite, no Cinema Vitória, o prefeito lamentou a morte do radialista, cuja trajetória de vida, segundo as palavras de Rechuan na solenidade, “foi marcada por serviços importantes prestados à população de Resende”.

- Ao mesmo tempo em que abrimos oficialmente a décima edição do Festival de Teatro da nossa cidade, é com muita tristeza que lembramos a morte hoje do doutor Arízio Maciel. Foi exatamente neste mesmo local, aqui no prédio do Cinema Vitória, que há 60 anos ele participou do surgimento da Rádio Agulhas Negras. O doutor Arízio deixa muitos serviços prestados ao nosso município, especialmente na área da comunicação. Manifestamos publicamente o nosso pesar pela sua morte – disse Rechuan.

Advogado formado pela Faculdade de Direito Sul de Minas, na cidade Pouso Alegre, Arízio foi também funcionário do Serviço de Meteorologia de Resende; advogado criminalista; diretor e fundador do extinto “Jornal de Resende”, informativo que circulou em Resende durante as décadas de 1970 e 1980; secretário de imprensa da Prefeitura de Resende e presidente do Rotary Club da cidade, além de professor, diretor, coordenador do curso de Comunicação e adjunto do reitor da UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), antiga SOBEU.

Como um dos fundadores da Rádio Agulhas Negras, cujo estúdio principal leva seu nome, ele contribuiu de forma direta para a divulgação do Município em décadas passadas nas regiões do Vale do Paraíba e do Sul de Minas.

A participação decisiva de Arízio Maciel no surgimento da emissora foi registrada há nove anos, através da publicação, pela Academia Resendense de História, do livro “Crônica dos Duzentos Antos / Resende 1801-2001”. O livro relata que a inauguração oficial da Rádio Agulhas Negras ocorreu no dia 29 de setembro de 1950, no edifício do Cinema Vitória, na Praça Oliveira Botelho, onde a emissora funcionou até o começo da década de 1980, quando se transferiu para sua atual sede, na Rodovia Presidente Dutra, no quilômetro 303, próximo ao bairro Paraíso.

Arízio teve como companheiros no movimento que culminou na criação da rádio, representantes de outros segmentos da sociedade resendense na época, entre eles o ex-deputado Oswaldo Gomes; o advogado Roberto Petrônio; o ex-secretário municipal e estadual de Fazenda, Jefferson Bruno; o engenheiro Eiltel César Fernandes e o comerciante Henrique Andréa, todos já falecidos.

Na época, coube a Arízio ir ao Rio de Janeiro adquirir os 400 discos de 78 rotações que fizeram parte do primeiro acervo da rádio.

Junto com Sidney Frazão, Paulo Andrade e Roberto Monteiro, ele fez parte do primeiro grupo de locutores da Rádio Agulhas Negras, passando a usar uma saudação aos ouvintes que ficou como uma espécie de marca dos seus programas: “Arízio Maciel, o locutor que vos fala”. Entre os programas que o radialista apresentou na emissora estiveram “A Semana em Revista” e o “Bate Papo das onze e trinta com Arizio Maciel”.

Levado ao ar todo sábado, às 12h30m, “A Semana em Revista” fazia um resumo das notícias divulgadas pela emissora ao longo da semana. Já por meio do “Bate Papo das onze e trinta”, o radialista comentava a cada dia um assunto diferente, principalmente temas ligados ao cotidiano de Resende.

Palavras chaves: MANIFESTAÇÃO DE PESAR