24/01/2012

Alceu Paiva presidiu Cooperativa Agropecuária e antiga Empresa de Saneamento

Prefeitura decreta luto oficial pela morte de ex-secretário de Obras

Crédito: Arquivo da família

O prefeito José Rechuan (PP) decretou luto oficial no Município por três dias, a partir desta terça-feira, 24 de janeiro, pela morte do ex-secretário municipal de Obras, engenheiro Alceu Vilela Paiva (foto).

O ex-secretário, que tinha completado 80 anos de idade em junho passado, morreu hoje no Hospital SAMER, onde estava internado desde sexta-feira, 20.

Coronel reformado do Exército brasileiro, e engenheiro diplomado pelo Instituto Militar de Engenharia, Alceu foi titular da Secretaria de Obras da Prefeitura de Resende durante os mandatos dos ex-prefeitos Aarão Soares da Rocha (1966-1970) e José Marco Pineschi (1971-1972). Presidiu ainda a Cooperativa Agropecuária do Município (1999-2000) e a extinta ESAMUR (Empresa de Saneamento do Município de Resende), tendo sido também conselheiro do Sindicato Rural do Município.

Proprietário da antiga COMAL (Construtora Manejo Ltda), coordenou a realização de obras em várias indústrias da cidade, entre as quais INB (Indústrias Nucleares Brasileiras), IQR (Indústrias Químicas Resende) e Xerox do Brasil, além de ter atuado como engenheiro na construção do Colégio Salesiano (Instituto São José).

Membro do Rotary Club Resende, presidiu também o Diretório Municipal do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sigla pela qual se candidatou a prefeito na eleição municipal de 1982.

- A trajetória do coronel Alceu Vilela Paiva comprova ter sido ele um homem que prestou relevantes serviços ao município de Resende. Ele deixa exemplos de honestidade, elevado espírito público, competência profissional e um amor grandioso pela nossa cidade. A Prefeitura lamenta profundamente sua morte, na certeza de que Resende perdeu um dos mais importantes homens públicos que já passaram por esta terra – disse Rechuan.

Mineiro de Pouso Alto, Alceu Vilela Paiva era viúvo da ex-presidente da Associação Pestalozzi de Resende, Yolanda Paiva, falecida em 2010. O casal teve três filhos: Alceu Vilela Paiva Júnior, presidente da Câmara Municipal de Resende nos anos de 1999 e 2002, Cristiane Pinto Paiva Guia (fonoaudióloga) e Luiz Antônio Vilela Paiva (oficial do Exército brasileiro).
Palavras chaves: HOMENAGEM PÓSTUMA