Superintendência de Vigilância em Saúde
16/01/2024
PREFEITURA DE RESENDE VISTORIA QUASE 4 MIL IMÓVEIS DURANTE MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Cronograma prevê ações intensificadas até o início de março, podendo ser estendido, se necessário
Crédito: Raimundo Brasil
No último fim de semana, a Prefeitura de Resende intensificou as ações no enfrentamento ao Aedes aegypti, tanto no sábado quanto no domingo, promovendo um mutirão dedicado à vigilância na região do Grande Paraíso. As equipes percorreram os bairros Paraíso, Castelo Branco, Morro do Cruzeiro, Alambari e Cabral, visitando quase 4 mil imóveis. Durante as visitas, que acontecem rotineiramente durante a semana, além da coleta de entulhos, foram oferecidas orientações essenciais aos moradores, visando a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.
Durante o último sábado e domingo (dias 13 e 14), os agentes da Vigilância em Saúde vistoriaram 3.614 imóveis, descartando possíveis criadouros de larvas e coletando amostras para análise. No entanto, 2.920 residências estavam fechadas, impedindo a visita dos profissionais.
- Essa ação reforça nosso compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população. Estamos trabalhando incansavelmente para conter a proliferação do Aedes aegypti e proteger nossos cidadãos. No entanto, é importante frisar que precisamos contar com a ajuda da população, abrindo as portas de suas residências e permitindo que os profissionais vistoriem seus quintais. Todos os agentes estão devidamente identificados, com uniformes e crachás. Quanto às residências e terrenos abandonados e casas com focos positivos, a Fiscalização de Postura e Vigilância Sanitária estão tomando as medidas cabíveis para notificação dos proprietários - destaca Carolina Bittencourt, superintendente de Vigilância em Saúde.
Os mutirões contam com uma equipe multidisciplinar, incluindo a participação de entidades como a Cruz Vermelha, Serviço Público, Ouvidoria, Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária e Assistência Social.
O cronograma de ações continua, com previsão até o início de março. As próximas atividades estão agendadas para esta terça e quarta-feira (16 e 17) nos bairros Jardim Aliança I e II, e Jardim Beira Rio. Na quinta e sexta-feira (18 e 19), as equipes percorrerão as ruas da Morada do Contorno, dando sequência às ações de combate à dengue.
Sendo assim, é muito importante que os moradores colaborem, disponibilizando materiais inservíveis nas calçadas para a devida retirada pelos caminhões da Superintendência de Serviços Públicos.
- Infelizmente, não só Resende, mas todo o estado do Rio de Janeiro e diversas cidades no país, passam por um aumento expressivo no número de casos de dengue. Por isso, trabalhamos para combater a doença e temos uma equipe engajada nas atividades do município. Além das ações previstas pelos profissionais da Prefeitura, também é importante que os moradores vistoriem semanalmente as dependências de seus imóveis para eliminar materiais que possam acumular água. Se todos nós nos unirmos, conseguiremos mudar a realidade de todo o estado - finalizou o secretário de Saúde de Resende, Jayme Neto.
Balanço detalhado do mutirão:
PARAÍSO
Vistoriados: 1.378 imóveis
Fechado: 976 imóveis
ALAMBARI
Vistoriados: 136 imóveis
Fechados: 111 imóveis
CASTELO BRANCO
Vistoriados: 356 imóveis
Fechados: 261 imóveis
CABRAL
Vistoriados: 1207 imóveis
Fechados: 1178 imóveis
MORRO DO CRUZEIRO
Vistoriados: 543 imóveis
Fechados: 394 imóveis
Programação dos próximos mutirões
16 e 17/01
Jardim Aliança I e II; e Jardim Beira Rio
18 e 19/01
Morada do Contorno
27 e 28/01
Vila Julieta, Liberdade, Nova Liberdade, Vila Santa Cecília e Manejo
03 e 04/02
Cidade Alegria, Alegria II, Mirante da Serra e Nova Resende
17 e 28/02
Baixada Olaria, Itapuca, Elite, Vila Alegria, Vila Hulda, Morada da Felicidade e Vila Santa Isabel
09 e 10/03
Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Maria Cândida, Morada da Barra, Campo Belo e Parque Embaixador
CENTRO DE HIDRATAÇÃO HME E UPA
Para dar mais agilidade ao atendimento de pacientes diagnosticados com dengue, a Prefeitura implantou dois Centro de Hidratação no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Alegria.
O espaço conta com uma área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico.
Palavras chaves: Mutirão; Aedes Aegypti; Combate A Dengue