23/03/2021

PREFEITURA DE RESENDE VACINA CONTRA COVID-19 IDOSOS DE 68 E 69 ANOS NOS POSTOS DE SAÚDE

Idosos foram previamente agendados pelos agentes de saúde da ESF, visando evitar aglomerações nas unidades

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais uma etapa de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) nos postos de saúde, nesta quarta-feira, dia 24, entre 8h e 17h. Nesta ação, serão imunizados os idosos de 68 e 69 anos de idade, que estão cobertos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e receberão a primeira dose. Serão disponibilizadas vacinas da fabricante Coronavac.

Os idosos a serem vacinados pela primeira vez nesta quarta, foram agendados previamente pelos agentes de saúde das unidades, com o objetivo de evitar aglomerações em virtude da pandemia. O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, reforça que a campanha segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, lembrando que todos os cuidados sanitários devem ser mantidos mesmo após a vacinação.

— Nesta quarta, é a vez dos postos de saúde acolherem os idosos da faixa etária de 68 a 69 anos, que vão receber a primeira dose da Coronavac. Todos foram previamente avisados pelos agentes de saúde, devendo comparecer munidos de documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência. Todos os protocolos de segurança sanitária devem ser seguidos no ato do comparecimento, tais como: higienização das mãos com álcool em gel ou lavagem adequada com água e sabão, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Por isso, é muito importante respeitar a data e o horário marcados, para que não haja aglomerações. A vida é o nosso maior bem e devemos lembrar que, neste momento difícil, todas as medidas de segurança devem ser mantidas mesmo após a vacinação, pois ainda estamos avançando contra a doença mundialmente – destaca, acrescentando que todos os usuários devem manter seus dados atualizados nos postos, visando garantir a sua vez na hora da marcação por faixa etária.

Mais de mil doses aplicadas nesta terça-feira, dia 23

Nesta terça-feira, dia 23, mais de mil doses da vacina Coronavac foram aplicadas em dois polos: sistema drive-thru na Área de Exposições, entre 9h e meio-dia; e nas USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 17h. Nas duas ações, os idosos de 70 anos de idade receberam a primeira dose da vacina.

Na sexta-feira, dia 26, haverá outra oportunidade para idosos acima de 70 anos que ainda não foram vacinados e já estão previamente agendados. Este público será imunizado (primeira dose) no drive-thru na Área de Exposições.

Vale destacar que os idosos contemplados pelo sistema drive-thru são aqueles fora da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, dos postos de saúde. Em todos os casos, os cidadãos são previamente agendados para o comparecimento ao local da ação.

Desde o início da campanha até esta segunda-feira, dia 22, haviam sido aplicadas 13.555 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 10.731 da primeira dose.

Palavras chaves: Vacinação, Covid-19, Idosos De 68 E 69 Anos, Imunização