Assistência Social e Direitos Humanos

18/08/2021

PREFEITURA DE RESENDE TEM PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Abertura da semana celebrativa será no Plenário da Câmara Municipal de Resende, nesta sexta-feira, dia 20, com palestra e homenagem aos “Cidadãos Promotores dos Direitos das Pessoas com Deficiência”

Crédito: Arquivo PMR - Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende elaborou um cronograma especial de atividades para a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto. A programação, desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, ligada à Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, conta com a parceria da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

A abertura da semana celebrativa acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Resende, situado na Rua Doutor Oliveira Botelho, no Centro, nesta sexta-feira, dia 20, às 14h. Às 14h20, haverá a palestra com o tema “A Importância da Implementação de Políticas Públicas na Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, ministrada pelo superintendente estadual da Pessoa com Deficiência, Fábio Fernandes. Às 15h, será realizada a entrega das homenagens aos “Cidadãos Promotores dos Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento em formato híbrido será transmitido em tempo real pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube (https://youtube.com/c/PrefeituraResendeOficial) e terminará por volta de 16h.

O responsável pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, Emerson Cunha, explicou que a Semana de Valorização foi instituída a partir de lei municipal, visando destacar a importância das iniciativas de mobilização da sociedade em prol dos direitos dos cidadãos com deficiência. “A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência foi criada por meio da Lei Municipal nº. 3.049, de 4 de novembro de 2013, buscando enaltecer as iniciativas neste sentido, propiciando uma vida plena, independente e produtiva às pessoas com deficiência. Todo ano, a Prefeitura desenvolve uma programação especial para celebrar a semana. Este ano, a abertura incluirá uma homenagem às pessoas que contribuem com esta nobre causa. O evento de abertura será em formato híbrido devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), podendo ser acompanhado pelo YouTube. As demais atividades serão voltadas para os alunos da AEDB, que são agentes multiplicadores da ideia”, reforça.

No dia 22 de agosto, domingo, entre 9h e 13h, haverá divulgação das ações da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, na Feira Livre do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.

CICLO DE PALESTRAS ON-LINE

No dia 23 de agosto, segunda-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência” pelo advogado Geraldo Nogueira. A palestra on-line, transmitida pela AEDB pela plataforma Google Meet, será direcionada para estudantes do curso de Direito da unidade.

No dia 24 de agosto, terça-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Contratação de Colaboradores com Deficiência” pelo psicólogo Herison Ferreira. A palestra on-line, transmitida pela AEDB pela plataforma Google Meet, será voltada para estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos da unidade.

No dia 25 de agosto, quarta-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Desenho Universal” pela arquiteta Sergiane Carvalho. A palestra on-line, transmitida pela AEDB pela plataforma Google Meet, será destinada aos estudantes do curso de Engenharia Civil da unidade.

No dia 26 de agosto, quinta-feira, às 9h, será ministrada a palestra “Políticas de Saúde para Pessoas com Deficiência” por Gustavo Fichter, pós-graduado em Gestão em Saúde. A palestra on-line, transmitida pela AEDB pela plataforma Google Meet, será destinada aos alunos do curso de Enfermagem da unidade.

No dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Educação Inclusiva” pela pedagoga Caroline Vieira. A palestra on-line, transmitida pela AEDB pela plataforma Google Meet, será destinada aos alunos do curso de Pedagogia da unidade.

Palavras chaves: Semana De Valorização Da Pessoa Com Deficiência, Plenário, Cidadãos Promotores Dos Direitos Das Pessoas Com Deficiência