04/02/2020

PREFEITURA DE RESENDE SE ADEQUA AO NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO

Mensagem aprovada na Câmara Municipal ajusta salários de 2061 servidores ao valor do piso nacional

PREFEITURA DE RESENDE SE ADEQUA AO NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende já está adequada ao novo valor do salário mínimo nacional, que é de R$ 1.045. Uma mensagem do Executivo foi aprovada por unanimidade, na noite desta segunda-feira, dia 3, pela Câmara Municipal, igualando a base dos vencimentos municipais pagos pelo Governo Municipal ao valor que regula os salários em todo o país. A adequação foi necessária depois que o Governo Federal alterou por duas vezes para mais o salário mínimo em 2020.

A medida aprovada nesta segunda-feira pelo Legislativo de Resende é retroativa a primeiro de fevereiro e alcança 2.061 servidores que ganham o salário mínimo dentro da estrutura municipal. O primeiro reajuste anunciado pelo Governo Federal foi feito no dia 1° de janeiro, quando o salário mínimo mudou pela primeira vez e foi de R$ 998,00 para R$ 1.039,00. No entanto, logo em seguida o Presidente da República, Jair Bolsonaro, fez uma revisão dos cálculos da inflação de 2019 e decidiu novo valor: R$ 1.045,00.

Em Resende, desde maio de 2019 que o menor valor pago pela prefeitura era R$ 1.027,00.  Agora, com a mensagem aprovada, esse valor passa também para R$ 1.045,00. Essa equiparação melhora também todos os benefícios que têm como cálculo o salário base, como por exemplo os anuênios e triênios pagos aos funcionários concursados.

Fim da defasagem

Com a aprovação da mensagem na segunda-feira, a atual gestão dá prosseguimento à política de valorização dos servidores de carreira. Em 2019, a Prefeitura de Resende já havia reajustado o salário dos funcionários efetivos em 3%. No entanto, um grande ganho se deu a cerca de 1800 funcionários que recebiam abaixo do salário mínimo, num processo de defasagem que se arrastou por mais de 10 anos.

Na época, o governo municipal garantiu que o menor valor pago fosse de R$ 998,00 (mínimo nacional em vigor em 2019). Além dessa melhoria, houve ainda o acréscimo de 3% a esse salário base e o menor vencimento pago em Resende passou a ser de R$ 1.027,00.

Palavras chaves: Salário Mínimo