Obras e Serviços Públicos

17/03/2020

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM PARA INICIAR CONSTRUÇÃO DA NOVA ESCOLA MUNICIPAL NO PARQUE MINAS GERAIS

Serviços iniciais são fundamentais para regularização do relevo do terreno, visando, em seguida, iniciar a execução da fundação da obra

Crédito: Carina Rocha

Mais uma etapa da construção da nova unidade da rede pública municipal de ensino no bairro Parque Minas Gerais, na região das Barras, está em andamento: os serviços de terraplanagem para dar início a execução da fundação da obra. A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, começou a realizar o trabalho de corte e aterro na área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, logo após o levantamento topográfico. O serviço é fundamental para a regularização do relevo do terreno, fase que antecede a implantação da fundação dos quase 2 mil metros quadrados a serem construídos.

Além dos preparativos para dar o pontapé inicial da construção, anteriormente, foi realizado o serviço de topografia da Prefeitura, que serviu para demarcar todo o território. Em breve, a área receberá uma cerca. Os próximos passos serão executados por uma construtora. O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou que a etapa do nivelamento do terreno é essencial no processo da nova construção, que facilitará o acesso escolar das crianças e adolescentes, que residem naquela região e, para estudar, precisam utilizar a movimentada Rodovia Presidente Dutra.

— Um dos grandes motivos da escolha do bairro Parque Minas Gerais para instalação da nova unidade foi garantir mais segurança durante o trajeto escolar de dezenas de moradores. A nova unidade contará com 10 salas de aula. Desde o ano passado, o governo municipal vem se empenhando nos preparativos para dar início à construção tão sonhada pelas comunidades da região das Barras. O novo projeto, considerado uma reivindicação antiga da população, contempla uma estrutura moderna em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, com previsão de quase 2 mil metros quadrados construídos. Após a limpeza do terreno, foi iniciado todo o trabalho de movimentação de terra, com o auxílio de caminhões para receber o material necessário e maquinário adequado, que fazem parte da nova frota municipal. Desta forma, a Prefeitura teve um papel importante para dar maior agilidade aos serviços que preparam o terreno, como o ato de aplainar. Logo, será iniciada a implantação de obras de engenharia – reforça, salientando que as comunidades da região da Barras já foram privilegiadas com diversas obras nos prédios e espaços públicos.

O prefeito frisou que a nova escola municipal funcionará em ponto estratégico. “Mais um sonho será concretizado para a população do Parque Minas Gerais e redondezas: uma escola municipal com 10 salas de aula, refeitório e outros ambientes necessários, visando beneficiar centenas de alunos do Ensino Fundamental. Esta iniciativa vai possibilitar que os estudantes, que residem naquela região, tenham acesso mais seguro à unidade escolar, lembrando que as comunidades são cortadas pela Dutra e mais distantes da área central da cidade. Estes alunos costumam fazer o caminho da escola em transportes que precisam seguir o percurso da rodovia mais movimentada do Brasil”, finalizou.

OUTRAS MELHORIAS NA REGIÃO

Para oferecer qualidade de vida e bem-estar social, várias benfeitorias vêm mudando o cenário das comunidades da região das Barras, nos mais diversos setores no decorrer do atual governo. Em relação à Educação Infantil, já foi feita a entrega da obra – que estava abandonada – do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio (Morada da Barra). As Escolas Municipais Esther Politi (Fazenda da Barra I) e Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) foram completamente revitalizadas. As Unidades de Saúde da Família (USFs) Fazenda da Barra II e da III também foram reformadas pelo Programa ‘Revitaliza Resende’, além da implantação do provisório Módulo de Saúde da Família do Parque Minas Gerais. A revitalização do posto definitivo está em andamento.

Além disso, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Parque Minas Gerais e a praça do bairro Jardim Esperança também foram entregues totalmente reformados. Vale ressaltar que, recentemente, o Jardim do Sol ainda foi beneficiado com obras de infraestrutura que incluíram pavimentação do trecho da via principal de acesso à comunidade e melhorias nos serviços de drenagem, além do novo sistema de iluminação de LED e sinalização no local. A Prefeitura ainda dá prosseguimento às obras da Área de Lazer do Parque Embaixador, na mesma região, com a construção de uma quadra poliesportiva novinha em folha, entre outros atrativos para lazer e entretenimento dos moradores.

Palavras chaves: Terraplanagem; Parque Minas Gerais