03/09/2025
PREFEITURA DE RESENDE REALIZA PRIMEIRAS ATIVIDADES DO PROGRAMA CALÇADA ACESSÍVEL EM PARCERIA COM A FIRJAN
Novo projeto de mobilidade urbana do município visa melhorar a acessibilidade das vias em todo o município
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), deu início nesta semana às atividades do Programa Calçada Acessível. As primeiras ações aconteceram nos dias 1º e 2 de setembro e envolveram os servidores municipais que participam da elaboração do novo manual de acessibilidade e padronização das calçadas da cidade. As atividades contaram com a assessoria do especialista Luiz Gustavo Tavares.
O primeiro workshop do programa foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada na manhã de segunda-feira (1º), consistiu em uma vivência prática nas ruas do Centro Histórico de Resende. Durante a atividade, os participantes percorreram o entorno da região com os olhos vendados e utilizando cadeiras de rodas, com o objetivo de experimentar as dificuldades enfrentadas por pessoas com mobilidade reduzida.
A segunda etapa, realizada na terça-feira (2), contou com uma programação de palestras no Plenário da Câmara Municipal. Os conteúdos abordaram as diretrizes do Programa Calçada Acessível, apresentaram exemplos de municípios que já implementaram a iniciativa da Firjan e promoveram debates sobre a importância da acessibilidade nos espaços públicos.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Camila Moreira, essas primeiras atividades são fundamentais para garantir a qualidade da implementação do programa em Resende.
— A proposta central do Calçada Acessível é desenvolver um manual que padronize a construção de calçadas públicas e privadas daqui em diante. Todas as futuras obras, sejam da Prefeitura ou da iniciativa privada, deverão seguir as especificações desse guia, que está sendo elaborado com o apoio técnico da Firjan. Esse é um passo essencial para tornar Resende uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva — finalizou Camila.
Sobre o Programa Calçada Acessível
Criado há 15 anos, o Programa Calçada Acessível é uma iniciativa da Firjan que analisa as características urbanas de cada município com o objetivo de promover melhorias na mobilidade urbana, na segurança viária e na qualidade de vida da população, por meio da elaboração de manuais técnicos.
Resende aderiu à iniciativa no dia 9 de julho de 2025, por meio de uma carta de intenção assinada pelo prefeito Tande Vieira durante uma reunião com a equipe técnica do projeto e representantes da Firjan Sul Fluminense.
Palavras chaves: Calçada Acessível; Acessibilidade; Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Urbano