14/07/2021

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA MUTIRÕES PARA REDUZIR FILA DE ESPERA DE ULTRASSONOGRAFIA DE MAMA

Em dois sábados, dias 3 e 10 de julho, foram feitos 98 exames no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), anexo ao Hospital de Emergência

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu dois mutirões para reduzir a fila de espera de ultrassonografia de mama do município. Os procedimentos foram realizados em dois sábados, dias 3 e 10 de julho, no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), anexo ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco. Foram feitos 98 exames nos períodos da manhã e da tarde.

O ultrassom de mama é indicado para averiguar a existência de nódulos e cistos mamários na população feminina, principalmente, com mamas densas e alto risco de câncer na região. Vale lembrar que a ultrassonografia pode ser solicitada por outros motivos também, tais como: dor na mama; traumatismos ou processos inflamatórios da mama; nódulo palpável e acompanhamento de nódulo benigno; distinguir um nódulo sólido de um cístico; diferenciar nódulos benignos e malignos; detectar seroma ou hematoma; auxiliar a observar a mama ou o nódulo durante uma biopsia; verificar o estado das próteses mamárias; e monitoramento da evolução da quimioterapia a pedido do(a) oncologista.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou que os exames de ultrassonografia agendados para os mutirões devem ser guiados por mamografias (radiografias da mama), considerado recurso importante nos casos avaliados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

— Geralmente, o encaminhamento para o exame é feito por um(a) ginecologista ou mastologista, visando complementar a mamografia com a finalidade de um diagnóstico mais completo e conclusivo, quando necessário. As pacientes, que foram beneficiadas nestes mutirões, foram marcadas pela Secretaria de Saúde, que precisaram apresentar o exame de mamografia feito em até um ano. Caso a paciente não consiga comparecer no dia do ultrassom, deve avisar com antecedência pelo telefone do CDI: (24) 3360 5499, para o remanejamento da vaga. Vale destacar que a mamografia é o procedimento mais recomendado para ser realizado em mulheres com suspeita de câncer de mama. O município já realiza campanhas preventivas direcionadas para os cuidados da saúde da mulher. Neste momento, por exemplo, segue a Campanha de Exames Preventivos 2021, que busca atender mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em especial, aquelas com vida sexual ativa, nos postos de saúde e policlínicas da cidade, no horário estendido, das 17h às 21h. O papanicolau, que faz parte da campanha, é um procedimento com base em uma análise citopatológica, que permite o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, entre outras doenças. O exame físico das mamas e as orientações do autoexame também integram a edição desta campanha – frisa.

Vale lembrar que a mamografia de rastreamento – exame feito pelo mamógrafo em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Se houver indicação médica, a mamografia pode ser feita em qualquer idade.

Palavras chaves: Ultrassonografia De Mama, Mamografia, Mutirões, CDI, Centro De Diagnóstico Por Imagem