27/11/2019

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE EXAMES PREVENTIVOS NESTE SÁBADO, DIA 30

Exames irão acontecer em 14 unidades de saúde, de 8h às 16h

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Saúde, promove mais uma etapa do Mutirão de Exames Preventivos contra o câncer de colo do útero e de mama, neste sábado, dia 30. O objetivo desta campanha é ampliar o número de exames feitos na rede pública, possibilitando as mulheres de Resende que não possuem tempo durante a semana, para realizarem o preventivo.

Ao todo, 14 postos de saúde estarão abertos neste dia, de 8h às 16h. As unidades que oferecerão os exames são: Clínica da Família, Posto Manejo, PSF Vicentina, PSF Surubi, PSF Itapuca, PSF Cidade Alegria (Caixa d'água), PSF Jardim Alegria, PSF Morro do Cruzeiro, PSF Cabral, PSF Cabral Alambari, PSF Barra II, PSF Morada da Barra, PSF Serrinha e PSF Mauá.

O Mutirão de Exames Preventivos começou em março deste ano e já beneficiou milhares de mulheres de diversos bairros do município. O público-alvo da campanha são mulheres, de 25 a 64 anos. Para participar do mutirão, as interessadas devem ir até o posto de saúde mais próximo, morar em Resende, apresentar a carteirinha do SUS e o documento de identidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma de exames inclui o papanicolau que verifica o diagnóstico do câncer do colo de útero e outras doenças, como também o teste físico das mamas e orientações do autoexame. O exame preventivo tem previsão para ficar pronto de 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.

Unidades de Saúde beneficiadas

Clínica da Família

Posto Manejo

PSF Vicentina