Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

31/03/2023

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA LIMPEZA E RETIRADAS DE ÁRVORES, APÓS FORTES CHUVAS NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, DIA 30

A chuva chegou em 54mm em 40 minutos, com rajadas de ventos de 81,7km/h; não há registros de desalojados ou desabrigados

Crédito: Divulgação PMR

No início da noite da última quinta-feira, dia 30, Resende foi atingida por fortes chuvas, gerando quedas de árvores e alagamentos em diferentes pontos do município. A previsão de chuva era de 30mm, mas em alguns pontos o volume foi maior, com 54mm em 40 minutos. Desde o início da noite de ontem, a Defesa Civil do município, a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Limpeza Urbana e outros setores, trabalham em conjunto para desobstruir as vias e retirar as árvores e lixos.

Nesta sexta-feira, dia 31, a Defesa Civil e a AMAR seguem na limpeza e restabelecimento das condições normais da cidade. Alguns locais atingidos pelas fortes chuvas já foram liberados para o tráfego de veículos e voltaram à normalidade como: a Avenida Marcílio Dias, Rua Santa Ângela, Avenida Alzira, Avenida Juscelino Kubitschek, Rua Escoteiro Iter de Souza. E também as ruas Manoel Alves de Souza e Sebastião José da Costa, no bairro Jardim Brasília II.

Em três pontos da cidade o volume de chuva foi maior que a previsão esperada. De acordo com informações da Defesa Civil no bairro Paraíso/Cabral choveu 48mm; na região Central e próximo ao pátio administrativo da Prefeitura foi de 54mm; e no bairro Cidade Alegria choveu 23,6mm em apenas 40 minutos.

Devido ao grande volume de chuva em pouco tempo, algumas vias e avenidas não conseguiram escoar a água, gerando pontos de alagamentos durante a noite. Porém, as equipes e órgãos da Prefeitura trabalham desde a noite para evitar outros danos. Os pontos de alagamentos da noite foram: Rua Sarquis José Sarquis e Avenida Marcílio Dias, ambas no Jardim Jalisco; Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria; Avenida Luiz Dias Martins, no Ipiranga; o Túnel da AMAN; e a Rua Benedito Leonel da Silva em São Caetano.

As fortes chuvas com rajadas de vento de 81,7km/h ocasionaram quedas de árvores. Os locais mais atingidos foram: bairro Liberdade, Jardim Brasília II, Vila Isabel, Itapuca, Vila Santa Cecília e São Caetano. Vale ressaltar que desde o primeiro chamado, as equipes da AMAR seguem nas ruas para desobstruir as vias que possam ter quedas de árvores.

-Nosso município foi atingido severamente pelo alto volume de chuvas que não era esperado. Mas reforçamos que felizmente não há desabrigados ou desalojados por conta da chuva. E que todas as equipes da Prefeitura, Defesa Civil e AMAR seguem empenhadas durante todo esse dia nas ruas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Também estamos monitorando as próximas horas em Resende, caso venha a ocorrer novas tempestades - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Palavras chaves: Chuvas; Trabalho