Superintendência de Transporte e Trânsito

07/08/2019

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA DOIS DIAS DE INSPEÇÃO DE VEÍCULOS ESCOLARES

Foram vistoriados 21 transportes escolares, que ganharam selo de garantia da inspeção semestral

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA DOIS DIAS DE INSPEÇÃO DE VEÍCULOS ESCOLARES

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende realizou dois dias da primeira inspeção semestral do transporte escolar do ano de 2019. A vistoria dos veículos escolares é promovida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), ligada à Secretaria de Governo. O serviço foi promovido nesta segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de agosto, no Estádio do Trabalhador, no bairro Jardim Jalisco.

Foram vistoriados 21 veículos, que ganharam o selo de garantia da inspeção semestral. O objetivo é verificar os equipamentos obrigatórios e de segurança dos veículos que oferecem o serviço de transporte escolar no município, visando garantir qualidade aos passageiros dentro das normas do Novo Código de Trânsito Brasileiro (NCTB) – Lei nº. 9.503/1997. A vistoria é prevista pela legislação federal e regulamentada por decreto municipal.

O superintendente de Transporte e Trânsito, Denilson de Paula Silva, destacou que compareceram 21 dos 22 veículos legalizados do município, lembrando que os itens avaliados são necessários para manter a segurança durante a condução.

— É de extrema importância que todos os veículos van, Kombi e similares, que são padronizados na cor branca e não possuem idade superior a 15 anos, sejam vistoriados, visando garantir segurança e qualidade aos seus usuários, sendo a maioria crianças. Os carros inspecionados possuem alvará de funcionamento e devem estar com os documentos em dia. São analisados os seguintes itens: conservação e condição de rodagem dos pneus; estado de conservação de lataria (pintura e lanternagem), de cano de descarga e do piso (sem ressaltos); funcionamento dos espelhos retrovisores dianteiro direito, esquerdo e interno; buzina; lanternas dianteira e traseira; das luzes de freio, ré, do salão e das setas à direita e à esquerda; partida; limpadores de para-brisa; faroletes; janelas; portas; cintos de segurança; luzes altas e baixas; tacógrafo; faixa horizontal dístico com “ESCOLAR”; e validade da carga do extintor de incêndios – reforçou.

Com a aprovação na vistoria, os motoristas ganham um selo adesivo para caracterizar que os veículos estão dentro das normas exigidas. Vale lembrar que a autorização para a condução coletiva de escolares deve estar afixada na parte interna do veículo, em local visível, com a inscrição de lotação permitida. O motorista deve apresentar os seguintes requisitos: ter idade superior a 21 anos; ser habilitado na carteira D e que exerça função remunerada; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O condutor deve também apresentar previamente junto à Sumtran, a certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos.

Palavras chaves: Veículos Escolares