Assistência Social e Direitos Humanos

18/03/2022

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA MULHER

Eventos, alusivos ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e Março Lilás, visam viabilizar o acesso às informações e fomentar o atendimento humanizado para as mulheres

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma programação especial em comemoração ao Mês da Mulher. Os eventos, alusivos ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e Março Lilás, visam viabilizar o acesso às informações e fomentar o atendimento humanizado para as mulheres.

Nesta sexta-feira, dia 18 de março, às 18h30, haverá palestras sobre temas relacionados à mulher na Escola de Saúde Agulhas Negras (ESAN), localizada na Rua Padre José Sandrup, no bairro Vila Julieta. A responsável pela Coordenadoria da Mulher, Sheila Cristina Freire, abordará a temática “Dia Internacional da Mulher – Lutas e Conquistas”. No mesmo encontro, a temática “Março Lilás – Conscientização sobre Prevenção do Câncer do Colo do Útero” será ministrada pela coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, enfermeira Greice Vieira Barros. Estas palestras são voltadas para os alunos do Curso de Enfermagem do ESAN.

Nos dias 22, 23, 25 e 28 de março, entre 8h30 e 10h, a Coordenadoria da Mulher, que é ligada à Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com Universidade Estácio de Sá (Unesa), realizará encontros preparatórios para o Curso de Extensão 2022 – Segurança Pública e Lei Maria da Penha, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), no bairro Jardim Jalisco. As reuniões pretendem mobilizar e sensibilizar os agentes de Segurança Pública para a participação no curso de extensão, desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher juntamente com a Unesa. Os encontros serão direcionados aos policiais da 89ª Delegacia Legal de Resende e oficiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM). As palestras serão ministradas pela capitã Adriana, psicóloga da PM, e professora da Universidade Estácio de Sá e da Associação Educacional Dom Bosco, Gisele Américo Soares. A palestrante Gisele também é Mestra e Doutora em Educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), coordenadora do projeto de Extensão 'Mulheres na Ciência' e diretor do Colégio Estadual Doutor João Maia.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, destaca a importância das ações no Mês da Mulher.

— O Mês da Mulher vem sendo celebrado com diversas ações no município, com abordagens sobre a saúde feminina como o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, além dos desafios enfrentados pelas mulheres e suas conquistas. O empoderamento feminino e o espaço da mulher no mercado de trabalho são assuntos também debatidos durante o mês, pela Prefeitura. A violência contra as mulheres é um ponto bastante discutido nas ações. Por isso, o Curso de Extensão 2022 – Segurança Pública e Lei Maria da Penha foi criado, pensando na formação e na capacitação de profissionais para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A adesão ao curso é livre para três grupos de agentes da Segurança Pública no município: policiais civis, agentes da Polícia Militar e guardas civis municipais – explica.

Palavras chaves: