16/05/2024

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE PALESTRA EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À LGBTIFOBIA

Evento será realizado na Universidade Estácio de Sá na terça-feira, dia 21, às 14h

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende realiza no próximo dia 21 de maio, a palestra “Combate à LGBTIfobia através da Rede de Proteção Social”, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio. O evento será realizado na Universidade Estácio de Sá, às 14h.

A palestra contará com a participação da equipe do Centro de Cidadania LGBTI Agulhas Negras, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Resende e da equipe do Ambulatório LGBTQIA+, que atuarão como mediadores. O público-alvo inclui profissionais de saúde, assistência social, direitos humanos, educação e a comunidade em geral.

Durante o evento, serão abordados conceitos essenciais sobre gênero, sexualidade, políticas públicas no Estado do Rio de Janeiro, casos de violência e LGBTIfobia, bem como as estratégias de enfrentamento adotadas pelas unidades envolvidas. Além disso, o Ambulatório apresentará dados sobre violência LGBTIfóbica e iniciativas de combate à LGBTIfobia.

Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia através do link: bit.ly/lgbtqia2105.

O dia 17 de maio adquiriu um contexto histórico em 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). Assim, a militância escolheu esse dia para festejar o Dia Internacional de Contra à Homofobia.

- Todos merecem respeito. É necessário que as pessoas entendam que todos têm direitos iguais e não há mais espaço para intolerância, desrespeito e preconceito. A disseminação da informação é importante para levar cada vez mais conhecimento à sociedade para que, enfim, consigamos acabar com a violência verbal, sexual, física e psicológica - disse Gleydson Paiva, coordenador do Ambulatório Municipal de Atenção Integral em Saúde LGBTQIA+, assistente social e mestrando em Saúde Coletiva pela Fiocruz.

Palavras chaves: Palestra; DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À LBGTIFOBIA