Desenvolvimento Urbano

06/11/2023

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE NOVAS ETAPAS DO PLANO DIRETOR

Na quarta-feira, dia 8, será realizada uma nova oficina e ao longo do mês serão realizadas visitas aos distritos para captar opiniões dos moradores

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE NOVAS ETAPAS DO PLANO DIRETOR

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, promove novas etapas da revisão do Plano Diretor 2023. Na quarta-feira, dia 8, será realizada a sexta oficina com o tema “Patrimônio Urbano e Participação Pública, na OAB, que fica na Avenida Marcílio Dias, n°655.

A oficina será das 13h às 17h, com o objetivo de debater mudanças e atualizações no Plano Diretor, que faz parte da revisão prevista em lei, 10 anos após a elaboração do plano. Para participar da oficina, os interessados podem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3Vo7r2VoH9Vgrqi9958mzFJp5qt66k4D0ojiKAgxB-7kVTg/viewform?pli=1 ou de forma presencial na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que fica no pátio administrativo da Prefeitura. Ao todo são destinadas até 20 vagas.

Nas oficinas os participantes recebem uma cópia do trecho da Lei referente aos temas, e em grupo irão analisar e propor alterações, relatar críticas e sugestões. Ao final, eles escreverão textos que possam substituir ou acrescentar informações ao texto original do Plano Diretor Vigente. Todos os textos serão avaliados em conjunto, assim será feito um único documento que será trabalhado para divulgação nas futuras audiências públicas.

-É muito importante que a população participe tanto das oficinas quanto das pesquisas online e de todo o processo, para conhecer mais sobre a cidade e como ajudar. Com a participação ativa dos moradores, eles poderão dar opiniões e avaliações que poderão gerar mudanças significativas para os próximos 10 anos no desenvolvimento e mobilidade urbana - disse a secretária de Desenvolvimento Urbano, Denise de Abreu Manhães.

Além disso, durante o mês de novembro e dezembro as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano irão até os distritos de Resende para uma pesquisa de campo, onde serão captadas opiniões, propostas, conversas e orientações aos moradores dos locais sobre a revisão do Plano Diretor. A ação será das 13h Às 17h.

Confira as datas das visitas:

13/11 - Fumaça

21/11 - Serrinha do Alambari

24/11 - Capelinha

05/12 - Engenheiro Passos

12/12 - Visconde de Mauá

14/12 - Vargem Grande

19/12 - Bulhões

Para saber mais sobre o Plano Diretor basta acessar pelo link: https://resende.rj.gov.br/revisao-do-plano-diretor . Uma revisão do Plano Diretor bem elaborada e implementada evitará problemas como a ocupação desordenada do solo, a falta de infraestrutura adequada e a degradação ambiental.

Palavras chaves: Oficinas; Plano Diretor; Desenvolvimento Urbano