15/06/2021

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE MUTIRÃO DE EXAMES PREVENTIVOS NO HORÁRIO ESTENDIDO

Nesta quarta-feira, dia 16, das 17h às 21h, 13 unidades de saúde estarão abertas para o atendimento às mulheres

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá mais uma etapa da Campanha de Exames Preventivos 2021, nesta quarta-feira, dia 16. Treze unidades de saúde estarão abertas para a coleta dos exames preventivos em mulheres no horário estendido, das 17h às 21h. A finalidade da campanha é maximizar o número de preventivos feitos na rede pública, dando oportunidade às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para realizar os exames periódicos durante o horário de expediente dos postos de saúde. Nesta edição de 2021, os exames devem ser agendados previamente, por telefone, em uma das unidades disponíveis em cada etapa. A marcação antecipada visa evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de agilizar os atendimentos.

Nesta quarta, a campanha ocorre nas seguintes unidades: Clínica da Família, (24) 3381 4201; USF (Unidade Saúde da Família) Cabral/Alambari (24) 3360 6060; USF Liberdade, (24) 3360 2890; USF Engenheiro Passos, (24) 3357 1870; USF Cidade Alegria (Caixa d’água), (24) 3381 6935; USF Itapuca, (24) 3360 5259; USF Primavera (24) 3360 7791; USF Grande Alegria, (24) 3354 8178; USF Paraíso, telefone (24) 3354 6571; USF Centro, (24) 3355 4511; USF Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, (24) 3360 1983; USF Morro do Cruzeiro, (24) 3354 8756; e USF Serrinha, (24) 3381 7086.

PREVENÇÃO AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DE MAMA

A campanha é destinada a mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com ênfase naquelas que possuem vida sexual ativa. De acordo com o secretário de Saúde, Tande Vieira, o mutirão é fundamental no combate ao câncer do colo do útero e de mama. “As mulheres devem continuar se cuidando nesta pandemia da Covid-19, buscando ficar com seus exames ginecológicos sempre em dia. O papanicolau é um procedimento feminino com base em uma análise citopatológica, que permite o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, entre outras doenças. O exame físico das mamas e as orientações do autoexame também estão inseridos no cronograma da campanha. Já a mamografia é indicada para mulheres a partir de 50 anos de idade. Se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. O câncer de mama, por exemplo, está na lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras; sua descoberta precoce aumenta a chance de cura”, explica.

Vale destacar que as mulheres devem comparecer à unidade, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser beneficiada nesta campanha, basta residir em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade e CPF. Durante a campanha, as mulheres podem ser agendadas em unidades fora da sua área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Algumas etapas da campanha são organizadas para o atendimento das mulheres em suas unidades de referência.

As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pelo governo municipal. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.

Palavras chaves: Exames Preventivos, Mutirão, Horário Estendido, Papanicolau, Câncer Do Colo Do Útero, Câncer De Mama