19/12/2022

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE MUTIRÃO DE COLONOSCOPIA NO HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA

Com o objetivo de reduzir a fila de espera, desde junho, cerca de 50 procedimentos têm sido realizados mensalmente nos fins de semana

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos finais de semana o mutirão de exames de colonoscopia no Hospital Municipal de Emergência. O total deste mutirão contabilizou 50 procedimentos.

O mutirão de colonoscopia acontece mensalmente, sempre aos finais de semana, na unidade hospitalar. A colonoscopia é indicada para identificar possíveis lesões, pequenos sangramentos e pólipos na parede intestinal.

De acordo com o secretário de Saúde, Jayme Neto, os pacientes foram previamente agendados e já aguardavam na fila de espera pelo exame. Cerca de 10 profissionais estão envolvidos no mutirão mensalmente.

-O mutirão busca reduzir a fila de espera para este tipo de exame. Com estas mobilizações realizadas mensalmente desde junho, já foi possível reduzir a fila em torno de 60%. E o objetivo é que nos próximos meses a fila de espera seja zerada. A saúde pública de Resende já se tornou referência e seguimos trabalhando para manter esse nível. Por conta da pandemia, diversos procedimentos tiveram que ser paralisados, como as colonoscopias. Agora com a retomada de atividades são realizados mutirões para diferentes procedimentos para zerar a demanda - destacou Jayme Neto.

Palavras chaves: Mutirão; Colonoscopia; Saúde