26/02/2022

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE MAIS UM CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DAS UNIDADES DE SAÚDE

No mês de fevereiro, foram realizadas quatro palestras com treinamento do módulo ‘Regulação Ambulatorial’; agenda prevê mais quatro encontros em março e abril

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo mais um ciclo de capacitação para os servidores das unidades de saúde. O último encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, das 8h às 17h, no Polo UAB/Cederj (Universidade Aberta do Brasil/Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), localizado no Ciep da Alvorada, na Avenida Tenente-Coronel Adalberto Mendes, no bairro Santa Isabel. As palestras e os treinamentos, que ocorrem periodicamente, envolvem neste módulo: o aprendizado de conhecimentos; e o desenvolvimento de técnicas e habilidades do módulo ‘Regulação Ambulatorial’.

Nesta sexta, dia 25, participaram os servidores dos seguintes locais: Unidades de Saúde da Família (USFs) Fazenda da Barra I, Barra II, Barra III, Morada da Barra, Parque Minas Gerais, Centro, Paraíso, Morro do Cruzeiro e da Zona Rural; Unidade de Saúde Resende (antigo Posto do Estado); Programa Consultório na Rua; e Centro de Assistência ao Adolescente de Resende (Caar). Também houve palestras e treinamento nos dias 15, 18 e 22 de fevereiro, no Polo Cederj, no mesmo período. O primeiro ciclo de capacitação de 2022 reuniu até agora aproximadamente 150 profissionais que atuam nas unidades.

O cronograma do módulo ‘Regulação Ambulatorial’ prevê mais quatro encontros: dias 11, 18 e 25 de março e 1º de abril. As palestras e as aulas práticas são ministradas pela coordenadora da Regulação do Município de Resende, Priscila Pfaff, e a equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema e suporte técnico, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, explicou a importância das atividades de aperfeiçoamento profissional e atualização do sistema, que foi implantado em 2020.

— O Sistema de Regulação Municipal da Saúde de Resende possibilitou a criação de diversos mecanismos facilitadores e personalizados para a realidade do nosso município, visando viabilizar um acesso melhor aos serviços prestados à população com maior agilidade e mais qualidade, nos mesmos parâmetros aplicados em nível estadual pelo SER (Sistema Estadual de Regulação). O nosso atual sistema do SER engloba as funções de Regulação Ambulatorial (marcação de exames, procedimentos e consultas) – sendo este monitorado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, além de Hospitalar e TFD (Tratamento Fora de Domicílio). O município também possui outros sistemas para atender necessidades, tais como: controle de estoque; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas; e hospitalar, entre outros. As capacitações são realizadas periodicamente, com vários objetivos, podemos citar: melhoria contínua do sistema; atualizações; integração dos núcleos e equipes; profissionais mais preparados e humanizados; e potencialização do fluxo das demandas, permitindo, desta forma, a redução de filas de espera, por exemplo – frisa.

A coordenadora da Regulação do Município de Resende, Priscilla Pfaff Coelho, explicou como funciona a capacitação, destacando os principais pontos abordados durante o curso. “O ciclo de capacitação do módulo sobre questões ambulatoriais visa ensinar todos os mecanismos disponíveis do atual sistema aliados à rotina de cada trabalho desenvolvido na rede pública municipal de saúde. Também são destacados assuntos como empatia, saber lidar com o público e as suas necessidades, atendimento humanizado, orientações aos pacientes, informações importantes para o direcionamento correto das demandas, possibilidades de encaminhamentos por intermédio do próprio sistema, entre outros. Todo o treinamento é feito no laboratório de informática do Polo Cederj, o que possibilita o acesso aos meios necessários para estudos de caso e simulação. Estamos seguindo as medidas de segurança sanitária para a realização da capacitação. Vale lembrar que o serviço de aviso de mensagem para a confirmação de consultas e exames, enviado pelo aplicativo WhatsApp pelo número oficial da Prefeitura – (24) 9 8817 1393 – foi temporariamente suspenso, visando conscientizar a população em relação ao uso adequado da ferramenta”, complementa.

UNIDADES EM CAPACITAÇÃO

No dia 15 de fevereiro, aconteceu a primeira etapa deste ciclo de capacitação com as seguintes equipes: Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); Santa Casa de Misericórdia de Resende; Casa da Mulher; Centro Municipal de Atendimento Fonoaudiológico (Cemaf); e Policlínica Manejo.

No dia 18 de fevereiro, foi a vez das seguintes unidades: USFs Nova Alegria, Jardim Primavera, Grande Alegria, Cidade Alegria (Caixa D’Água), Itapuca, Baixada da Olaria e Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio; e Clínica da Família.

No dia 22 de fevereiro, houve a participação dos seguintes locais: USFs Liberdade, Cabral/Alambari, Cabral, Engenheiro Passos, Vicentina, Novo Surubi e Surubi; e Policlínica Paraíso.

Palavras chaves: Capacitação Nas Unidades De Saúde