Assistência Social e Direitos Humanos

26/05/2021

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE LIVE “O CUIDADO DA MULHER NO CONTEXTO DE CRISE: DESAFIOS PARA TODOS!”

Encontro on-line teve como convidada especial Greice Barros, coordenadora do Programa Saúde da Mulher do Município e docente da AEDB

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Resende promoveu a live “O Cuidado da Mulher no Contexto de Crise: Desafios para Todos!”, na manhã desta quarta-feira, dia 26, pela plataforma Google Meet. O tema é alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorado em 28 de maio. O encontro on-line foi organizado pela Coordenadoria da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), tendo como convidada especial a enfermeira Greice Barros, docente do Curso de Enfermagem na Saúde da Mulher e coordenadora do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro virtual contou com a participação de servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde e de universitários do Curso de Enfermagem da AEDB. A reunião interativa ocorreu durante uma aula de Enfermagem na Saúde da Mulher, que ficou disponível por meio do link do Google Meet.

A responsável pela Coordenadoria da Mulher, Sheila Cristina Guilherme Freire, destacou a relevância dos cuidados ofertados para a saúde feminina durante a crise pandêmica da Covid-19, lembrando o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. “A data comemorativa é importante neste contexto da pandemia, reforçando que a atenção com a saúde da mulher deve continuar. A live é um momento reflexivo para discutir políticas públicas para as mulheres, além de mostrar quais são os serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Únicos de Saúde) no município, atualmente”, explica.

A enfermeira e professora Greice Barros comentou que a participação foi bastante positiva, frisando suas principais abordagens acerca da temática central. “A adesão dos alunos e profissionais da área da saúde e da assistência social foi bem significativa. Foram debatidos os seguintes assuntos: situação do novo coronavírus (Covid-19) entre mulheres em Resende; violência contra a mulher; rastreamento do câncer de mama e de colo de útero; e planejamento reprodutivo neste período de pandemia na cidade. O objetivo foi demonstrar a importância dos serviços prestados às mulheres pelo SUS, em geral, e pelos enfermeiros em especial, no período da pandemia, como garantia do direito constitucional à saúde das cidadãs brasileiras”, enfatiza.

Palavras chaves: Cuidado Da Mulher, Desafios Para Todos, Coordenadoria Da Mulher, Dia Internacional De Luta Pela Saúde Da Mulher