22/03/2022
PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE LIVE EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
‘Diálogos Alusivos’ acontece nesta quarta-feira, dia 23, no Facebook da Secretaria de Educação do município a partir da 15h30
Crédito: Divulgação PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quarta-feira, dia 23, a live “Diálogos Alusivos”. O bate-papo “O aluno com Síndrome de Down: estratégias pedagógicas e atenção ao desenvolvimento da linguagem” será transmitido no Facebook da secretaria de Educação (facebook.com/EducacaoResende) a partir das 15h30.
O encontro será intermediado pela coordenadora de Políticas Públicas de Inclusão da secretaria de Educação, Vanessa Gilberto Pacheco. Entre os convidados estão Ediclea Fernandes, doutora em Ciências da Saúde da Criança e da Mulher pela Friocruz e coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva; Gislane Conceição, pedagoga e professora de AEE da Associação Pestalozzi e do curso de Deficiência Intelectual; e Pollyani Freire, fonoaudióloga da Associação Pestalozzi, com especialização em educação especial, curso básico do método Therapy Taping.
Além disso, a live também terá como intérpretes de libras Ismael Luiz dos Santos e Edmirna Luzia da Conceição.
A live é em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado na última segunda-feira, 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar a população e garantir liberdade e oportunidade a todos os acometidos com a síndrome, que é uma condição genética da presença de três cromossomos 21 nas células, em vez de dois. Inclusive, o dia 21/03 foi escolhido por representar a triplicação do cromossomo 21.
A secretária de Educação de Resende, Rosa Frech, comentou sobre a importância de ações inclusivas que sejam de livre acesso da população.
- O Dia da Síndrome de Down foi celebrado no dia 21 de março em todo o mundo e por aqui não seria diferente. Incluí-los em todas as esferas da sociedade é de extrema importância para que consigamos atingir alto nível de respeito e acessibilidade aos pacientes da síndrome. A live permite ainda que, mesmo aqueles que não têm a disponibilidade de ir até um ponto físico, consigam acessar e participar de onde estiverem - finalizou a secretária.
Palavras chaves: Dia Internacional Da Síndrome De Down