08/11/2021

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE JOGO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRA O AEDES AEGYPTI

Jogo online para crianças facilita o aprendizado sobre o Aedes aegypti

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE JOGO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRA O AEDES AEGYPTI

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através do programa “Resende contra o Aedes aegypti”, desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu o “Jogo de Educação Ambiental contra o Aedes aegypti”, de forma online.

A atividade já pode ser acessada pelos celulares e computadores através do link: http://hebertmachadojogodengue.xyz/. A cada partida a criança acumula pontos. O jogo é voltado para qualquer criança, mas apenas os 40 alunos de até 10 anos da rede municipal que tiveram as maiores pontuações serão premiadas.

A coordenadora do programa “Resende contra o Aedes aegypti”, Cristina Rosadas explica como funciona o jogo de Educação Ambiental.

-Quando a criança joga pela primeira vez é necessário realizar um cadastro para a produção de pontos. Cada jogo acumula 115 pontos ao final se acertar todas as etapas do jogo, com premiação. Quanto mais a criança jogar, mais pontos são adquiridos. O objetivo deste jogo é memorizar os locais que o mosquito pode se esconder ou reproduzir, explicar sobre os sintomas e outras curiosidades sobre o Aedes aegypti. Os pais e responsáveis podem participar também junto com os filhos. O jogo é uma forma de conscientizar as crianças de forma divertida sobre a importância das ações contra a Dengue e como se prevenir e cuidar do ambiente em que se vive - disse Cristina Rosadas.

Vale lembrar que a pontuação será computada de 8 a 26 de novembro e poderá ser acompanhada.

Ações contra Dengue

A gestão municipal realiza periodicamente diversos mutirões de combate à Dengue, recolhendo entulhos e materiais que podem gerar criadouros do mosquito Aedes, além das visitas das equipes às residências. Mesmo com a pandemia da Covid-19, a população deve continuar com o combate à Dengue. Entre as medidas necessárias para eliminar os focos do mosquito estão: limpeza de quintais e recipientes que possam ter acúmulo de água parada, como baldes, pratos de plantas, pneus, potes, calhas e garrafas.

Palavras chaves: Jogo Online; Resende Contra Aedes Aegypti; Educação Ambiental