Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

04/11/2022

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE EVENTO EM PROL DO NOVEMBRO AZUL

Conscientização e esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de próstata será realizado no domingo na Feira Livre 

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE EVENTO EM PROL DO NOVEMBRO AZUL

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende realiza no próximo domingo, dia 6, um evento em prol da campanha Novembro Azul, de prevenção e conscientização ao câncer de próstata. As atividades acontecerão na Feira Livre do Parque das Águas entre 8h e 12h30. 

Serão distribuídos material educativo pelos profissionais da Saúde, esclarecendo dúvidas sobre o tema e também será feito um convite para consultas de rastreamento, que acontecerão em quatro locais durante o mês de novembro. 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença é muito comum, mas tem uma alta chance de cura, caso diagnosticada no início — sendo mais de 90% de chance. 

- Iniciamos uma nova campanha muito importante para a população. O Novembro Azul tem um papel importante para a sociedade, principalmente, para quebrar alguns tabus em relação aos exames para prevenção do câncer de próstata. Precisamos frisar o quanto o diagnóstico precoce da doença pode ser fator decisivo para a recuperação total do paciente. Portanto, ações de conscientização são cruciais para que os homens saibam onde recorrer e quais os possíveis tratamentos - explicou Jayme Neto, secretário de Saúde.

Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência. 

Câncer de próstata

O principal fator de risco para a doença é a idade e, na sequência, vem a hereditariedade. Já em relação às proteções contra a doença estão os hábitos de vida saudáveis, atividades físicas, alimentação saudável, vitamina D adequada e vida sexual ativa, com relações seguras. 

Os exames de rastreio devem começar aos 50 anos para paciente sem fatores de risco e aos 45 anos para pacientes que possuam familiares de primeiro grau com câncer de próstata, mama, paciente negro e obesos. O diagnóstico é feito por meio da consulta e dois exames, sendo o de toque e o PSA (exame de sangue). 

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. O crescimento é lento e só começa a gerar sintomas quando já envolve grande parte da próstata.  

Palavras chaves: Novembro Azul; Câncer De Próstata
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados